Você está visualizando atualmente Atividades sobre biodiversidade, conservação e respeito ao Meio Ambiente são promovidas na Escola Municipal Ginda Bloch

A ação engloba a Semana do Meio Ambiente

Na semana do meio ambiente, o Projeto Meu Ambiente do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e o Projeto Educando com o Aurita, vencedor do fundo municipal de meio ambiente, se uniram para levar conhecimentos a respeito da biodiversidade serrana e importância da sua conservação à Escola Municipal Ginda Bloch.

Através de brincadeiras, jogos e dinâmicas, aproximadamente, 50 alunos de 9º ano participaram do evento que teve como objetivo levantar assuntos sobre o primata ameaçado de extinção, o Callithrix aurita, popularmente conhecido como Sagui-caveirinha e também sobre assuntos relacionados ao bioma Mata Atlântica, os tipos de florestas da nossa região, importância das Unidades de Conservação, apresentação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e da sua biodiversidade.

Dinâmicas ‘O que faço com o Aurita?’, ‘Identificando os animais’, ‘Loteria dos Bichos’, painel sensibilização com a conservação do aurita e jogos de quebra cabeças, foram uma das brincadeiras que despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos.

“Acreditamos que este envolvimento tenha proporcionado o reconhecimento e a sensibilização sobre a importância da conservação do nosso bioma e da biodiversidade em uma perspectiva local. Deixamos também a proposta de visitação à Sede Santa Rita do PNMMT, para que possam conhecer intimamente e assim construir novas percepções no âmbito da Unidade de Conservação.”, relatou a coordenadora do Setor de Educação Ambiental, Victória Canto.

“O projeto “Educando com o Aurita” agradece a E.M Ginda Bloch pelo acolhimento e participação do 9° ano nas atividades de educação ambiental sobre o sagui Aurita – patrimônio da cidade de Teresópolis! Esperamos que tenhamos outros dias de contato para estreitarmos ainda mais a parceria.”, disse o educador ambiental, Alessandro da Silva, do Projeto Educando com o Aurita.

A Orientadora Pedagógica da unidade escolar, Márcia de Souza, também deixou a sua fala sobre este dia. “Proposta muito pertinente em Educação Ambiental e desenvolvida de forma lúdica e envolvente. Os depoimentos dos alunos registram muita satisfação e gratidão pela oportunidade em poderem participar conhecendo um pouco mais sobre a fauna e flora da Mata Atlântica em nossa região. A escola compromete-se a estreitar e dar continuidade à parceria e à proposta, inclusive, com inclusão em nosso Projeto político pedagógico como trabalho parceiro de ação pedagógica contínua.”