‘Adote Terê’: jardins públicos em Quarenta Casas serão revitalizados pelo Condomínio Comary

Você está visualizando atualmente ‘Adote Terê’: jardins públicos em Quarenta Casas serão revitalizados pelo Condomínio Comary
Jardim público adotado no atual estado de conservação
Compartilhar:

Pelo 7º termo de adoção assinado nesta segunda-feira, 27/12, o Condomínio Comary – Gleba XV oficializou a revitalização e manutenção de dois jardins públicos localizados em trecho da Rua Afonso Arinos, no bairro Quarenta Casas. Essa é mais uma etapa do ‘Adote Terê’, um dos eixos do programa ‘Terê Tão Bela’, programa de resgate da identidade e do sentimento de pertencimento do teresopolitano pela cidade. A assinatura foi acompanhada pelo secretário municipal de Planejamento e Projetos Especiais, Fábio Cunha Cardoso, e pela subsecretária de Projetos, Ana Braga.

“Na quinta-feira, 23/12, os canteiros do Monumento a Bíblia, na Praça Olímpica, na Várzea, foram adotados pelo Conselho de Pastores Evangélicos de Teresópolis, e hoje esses dois jardins públicos passam a ter a sua remodelação e conservação garantidas pelo Condomínio Gleba XV. É muito bom ver que cada vez mais empresários e representantes de instituições estão aderindo ao ‘Adote Terê’, que incentiva o sentimento de pertencimento das pessoas à cidade. É um chamado para que a população se una ao poder pú blico para termos ambientes mais floridos e bem cuidados em todo o município”, comemora o Prefeito Vinicius Claussen.

Para tornar os espaços mais atrativos para contemplação, os dois jardins públicos, que atualmente contam apenas com pequeno gramado, arbustos e poucas plantas ornamentais, receberão 30 mudas de aves do paraíso floridas e mais de 400 mudas de flores sunpatiens vermelhas, lantanas amarelas e coloridas. As espécies serão plantadas em canteiros a serem criados e os jardins terão a grama substituída.

“É uma ideia excelente esta do Prefeito, há muito tempo os moradores de Teresópolis esperavam por uma iniciativa como esta. O condomínio cuidava dos dois espaços, soube do projeto e agora os cuidados estão oficializados pela Prefeitura”, comentou o síndico, Reinaldo Adalberto da Cunha. “Com esse projeto, a iniciativa privada vai ajudar a Prefeitura, que já está envolvida com outras atividades ligadas diretamente ao poder público. Eu acho que a iniciativa privada pode contribuir muito com Teresópolis, não só nessa questão de adoção de praças, mas em outras ações também”, opinou a subsíndica Maria Lúcia Amaral Rangel. “É uma iniciativa interessante, porque assim a gente consegue, como cidadão, contribuir com o município. Facilita o trabalho de manutenção e incentiva as pessoas a tornar a cidade mais bela, funcional e mais produtiva, propriamente dita”, concluiu o conselheiro Luis Miguel Sanches Marinho.

Os projetos de melhorias e manutenção dos jardins e espaços públicos são elaborados pelo Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. Os adotantes recebem orientação técnica de paisagista da Prefeitura, que acompanha e fiscaliza os trabalhos de revitalização paisagística.

Fotos: Sidney di Pontes