Acordo de cooperação técnica celebra as ações de Teresópolis no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense

Você está visualizando atualmente Acordo de cooperação técnica celebra as ações de Teresópolis no Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense
Compartilhar:

Assinado nesta quinta-feira, 06/10, o acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Cultura e a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) reitera as ações de Teresópolis no PFAF – Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense. Desenvolvido pela UERJ em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o programa visa fomentar o artesanato fluminense a partir da capacitação dos artesãos e a realização de feiras de artesanato em cada um d os 46 municípios participantes.

“Hoje, nós celebramos tudo o que vem sendo desenvolvido desde fevereiro, quando Teresópolis foi incluído no PFAF. Como o curso de capacitação dos artesãos em empreendedorismo e marketing, que acontece desde agosto, e o recém iniciado mapeamento dos artistas e grupos artísticos da cidade. O acordo será encerrado em 31 de dezembro, com a realização de uma grande feira de artesanato, cuja data e local ainda serão definidos. Nosso agradecimento à UERJ e ao Governo do Estado pela parceria nas ações de fortalecimento da produção artesanal e dos nossos artesãos”, po ntuou Cléo Jordão, secretária Municipal de Cultura, acompanhada da coordenadora de Feiras Temáticas de Artesanato, Fátima Cunha.

O Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense segue o conceito de artesanato adotado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Esse conceito enfatiza que produtos artesanais são os produzidos por artesãos totalmente à mão ou com a ajuda de ferramentas manuais ou, ainda, com a utilização de meios mecânicos, desde que a contribuição manual direta do artesão seja o componente mais importante do produto acabado.

“O diferencial é que o programa segue a via da cultura, e não do turismo, dentro de um conceito de artesanato muito mais amplo e por meio do qual conseguimos abraçar um número maior de artesãos e uma diversidade mais ampla de artesanato”, destacou o supervisor do programa, Luiz Fernando Lopes Moreira. “Os artistas de música, de teatro e de outras manifestações culturais que atuam em Teresópolis devem participar do mapeamento do PFAF para que, futuramente, sejam convidados para participar da feira de artesanato que estamos planejando”, completou.

Também acompanharam a assinatura do acordo de cooperação técnica Renan Ucceli, da assessoria jurídica do PFAF, a produtora Isabelle Nogueira e a extensionista do programa, Flavia Helmond.

Desde 2018, a Secretaria de Cultura vem cadastrando os artesãos de Teresópolis e buscando parcerias com o Governo do Estado e instituições para fortalecer os profissionais e a atividade. “Desde então, conseguimos facilitar o acesso deles a linhas de crédito e a eventos do calendário estadual. Também criamos a exposição Teresópolis Artes Manuais, espaço para a venda de artigos de qualidade e que funciona nos finais de semana no terminal turístico do Soberbo. Hoje temos mais de 600 profissionais especializados inscritos e atuando na produção de trabalhos manuais variados no municí pio, o que mostra a força da economia criativa em Teresópolis”, concluiu a secretária de Cultura, Cléo Jordão.

Foto – crédito Hilna Gallo