Abertas as inscrições para Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhar:

Começaram nesta segunda-feira, dia 17, e seguem até 17 de março as inscrições on-line para o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de Teresópolis. O objetivo é propor o diálogo com a sociedade organizada para combater essa grave violação de direitos humanos.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o evento será realizado no dia 26 de março, de 8h às 17h, no Salão Nobre da Casa de Portugal (Av. Lúcio Meira, 850, na Várzea). Para se inscrever, basta clicar aqui.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, como o abuso e a exploração sexual. A exploração envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de troca, seja financeira, de favores ou presentes, sendo considerada uma das piores formas de trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“O combate ao trabalho infantil envolve toda a sociedade. Através do diálogo permanente podemos construir políticas públicas de proteção e prevenção de diferentes tipos de violência contra crianças e adolescentes”, destaca Marcos Jaron, secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis.

O seminário terá culminância em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal 9.970/2000). Dados do Disque 100, serviço do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apontam que apenas em 2017 foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo de ocorrência em todo o Brasil. A prevenção e o enfrentamento a esse grave problema demandam a articulação de ações intersetoriais, com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre as formas de identificar e denunciar casos suspeitos.

Serviço

1º Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças
e Adolescentes de Teresópolis
Dia: 26 de março
Hora: 8h às 17h
Local: Salão Nobre da Casa de Portugal (Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea)
Inscrições: Gratuitas e on-line, de 17/02 a 17/03