Abertas as inscrições para Residência em Tecnologia da Informação do Serratec

Você está visualizando atualmente Abertas as inscrições para Residência em Tecnologia da Informação do Serratec
Compartilhar:

 Totalmente gratuito, curso é voltado para formação em programação

Estão abertas, até o próximo dia 5 de junho, as inscrições da Residência em TIC/Software do Serratec (Parque Tecnológico Região Serrana)  2023 (http://serratec.org/residencia). Trata-se de um programa de imersão tecnológica, em parceria com a Firjan/SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, que alia conhecimento teórico com a prática. O objetivo é preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de profissionais qualificados na área de tecnologia, atraindo novas empresas para a Região Serrana. As aulas começam em agosto. São quatro anos de Programa, 735 pessoas já qualificadas, até dezembro de 2022.

A preferência será para pessoas que moram em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Não precisa ter conhecimento prévio em tecnologia e é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter idade mínima de 18 anos até dezembro de 2023. Mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou em escola pública são os públicos prioritários. As aulas online e ao vivo começam em agosto  e vão até dezembro, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

Sobre o Serratec

O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec  é um parque em desenvolvimento e também o maior Parque Tecnológico do interior fluminense, abrangendo as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Constituído em junho de 2019, reflete o amadurecimento de um processo que começou há mais de 30 anos, incluindo o nascedouro da Petrópolis-Tecnópolis.

Liderado pelo setor empresarial, contempla na sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento, com foco no desenvolvimento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Região Serrana do Rio de Janeiro. Os pilares estruturantes do Serratec são qualificação profissional na área de tecnologia, inovação aberta e apoio e geração de novos negócios para empresas. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne mais de 400 empresas, fatura mais de 1,1 bilhões de reais e gera cerca de cinco mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.