O público cantou, dançou, aplaudiu e participou de um animado cortejo de Carnaval neste domingo, dia 1º de fevereiro, na edição especial do Cultura de Raiz, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Apresentador do evento, o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, deu boas-vindas aos artistas populares e ao público, cantou e conduziu a animação.
Foi a segunda edição da temporada de 2026 do projeto, lançado em 2009 e que foi retomado com regularidade a partir de janeiro de 2025. “A cada edição é uma novidade. São caras novas, artistas que se apresentam desde o início do projeto e convidam outros a participarem. A ideia é essa mesmo: dar voz aos artistas, localizá-los e trazê-los para a Casa de Cultura, um espaço eclético e aberto a todas as artes”, pontuou Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura, que acompanhou o evento.
Aberto pela Trupe Serra Encena com populares marchinhas de Carnaval, o evento seguiu com forró, pagode, xote, sertanejo, trovas e versos. Subiram ao palco da Casa de Cultura, entre outros, os artistas populares Vera Borcard, Paulo Medeiros, Maria Melo Pereira, Valério Ribeiro, Félix do Forró, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Mário Rocha, Glória Salles, Crésio da Vila, Clotilde Soares e o Trio da Villa, formado por alunos da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli – polo da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis.
No final, um animado Cortejo de Carnaval, formado pela Trupe Serra Encena e pelo público, saiu do teatro da Casa de Cultura e circulou pela Praça Juscelino Kubitschek, onde acontecia a Feira do Rolo, sendo recebido com entusiasmo pelas pessoas, que cantaram e dançaram ao som de diversas marchinhas tradicionais.
Fotos: Roberto Ferreira e Silvia Pimentel
















