Prefeitura de Teresópolis entrega ampliação do Horto Municipal Carlos Guinle

No momento, você está visualizando Prefeitura de Teresópolis entrega ampliação do Horto Municipal Carlos Guinle
Compartilhar:

Teresópolis mais verde, viva e acolhedora para todos!

Novo centro educativo, pista de caminhada, jardim sensorial e a borboletário reforçam qualidade de vida na cidade

Avançando em mais uma importante conquista do Programa Municipal “Teresópolis Sustentável”, a Prefeitura de Teresópolis inaugurou, nesta terça-feira (23), as obras de ampliação do Horto Municipal Carlos Guinle. A entrega incluiu o novo Centro Municipal de Educação Ambiental, uma nova pista de caminhada (espaços para criação de mudas e piquenique), a implantação de um Jardim Sensorial e a ampliação do Borboletário Municipal.

A iniciativa, realizada por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforça o compromisso da gestão municipal com uma cidade mais consciente, integrada à natureza e voltada para o futuro, celebrando mais cuidado, aprendizado e conexão com o meio ambiente.

Durante a inauguração, o prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da Vice-prefeita, Afaf Ribeiro, de secretários, subsecretários municipais e vereadores, destacou a importância da entrega para o município. “Encerramos o ano com muitas realizações e conquistas. Entregamos a primeira fase do Horto Municipal, com pista de caminhada, o Centro de Educação Ambiental, espaços pensados especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e um borboletário maravilhoso. Tudo isso entregue à nossa cidade, de forma totalmente gratuita.Queremos também que os turistas venham conhecer aquilo que só Teresópolis tem: este horto maravilhoso. Venham para Teresópolis, desfrutem do melhor que nós temos, porque a nossa tendência é sempre melhorar”, frisou o prefeito.

O Centro Municipal de Educação Ambiental conta com recepção, banheiro acessível, setor administrativo, sala de educação ambiental, sala de reuniões e um miniauditório multimídia com capacidade para 20 pessoas sentadas, destinado ao atendimento de alunos das redes municipal e particular de ensino. Todos os ambientes são climatizados, garantindo conforto e acessibilidade.

Marcaram presença no evento o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; o comandante da 5ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, capitão Malheiros; e a coordenadora do Programa Municipal de Educação Ambiental (PREAM), Tenente Almeida, além outros representantes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, ressaltou o significado da revitalização do espaço, que antes se encontrava totalmente abandonado, e destacou a entrega à população de um equipamento público remodelado, educativo e comprometido com a preservação ambiental.

“O que representa este dia? Representa, acima de tudo, um resgate. O prefeito Leonardo Vasconcellos vem resgatando aquilo que é do teresopolitano. Este local estava completamente abandonado e degradado. Retiramos cerca de 28 caminhões de entulho de uma área localizada no coração da cidade. A partir de janeiro, iniciamos diversas etapas de recuperação e, hoje, concluímos mais uma delas, com a entrega da pista de caminhada em uma área que antes estava degradada. Estamos recompondo a mata ciliar, com o plantio de cerca de 1.500 mudas. Inauguramos o Centro Municipal de Educação Ambiental, que vai receber alunos da rede municipal e da rede privada de ensino. O Borboletário Municipal foi ampliado, dobrando sua capacidade de atendimento. Com isso, ampliamos o horário de funcionamento e o número de visitantes. Tudo isso com acesso totalmente gratuito. Venha conhecer o Horto, venha conhecer Teresópolis!”, pontuou Maia, acompanhado de toda a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Com a ampliação do espaço e do horário de funcionamento, das 9h às 15h, o Borboletário Municipal passa a contar com um novo circuito de visitação e um novo lago. A partir do licenciamento ambiental, o borboletário firmou convênios com instituições de referência para troca de experiências e exemplares, incluindo: o Borboletário de Araruama (RJ), Borboletário Cata-Vento (SP), Borboletário de Diadema (SP), Borboletário do Zoológico de Brasília (DF) e o Borboletário de Mangal das Garças, em Belém (PA). O licenciamento também possibilita a realização de pesquisas científicas na área ambiental.

Um novo espaço de lazer, aprendizado e convivência para as famílias

Outro destaque da inauguração foi a Pista de Caminhada Rafael Marques de Andrade, uma homenagem a Rafael e a todas as pessoas com deficiência. Na entrada da pista, um antigo brinquedo foi transformado em Jardim Sensorial, voltado especialmente para o atendimento de pessoas neuroatípicas.

A pista, que ainda receberá ampliação em sua extensão, já conta com piso intertravado, um espaço destinado à criação de mudas, que serão utilizadas no replantio de jardins, praças e canteiros do município, e uma área de piquenique ao final do primeiro trecho do percurso.

Morando há um ano em Teresópolis, a moradora Ana elogiou a revitalização do Horto Municipal, destacando o espaço como agradável e acolhedor para famílias, crianças e animais de estimação. “Moramos no bairro Alto, pertinho daqui. É um espaço muito agradável para vir de manhã ou à tarde, apreciar a natureza e fazer um piquenique. Esse ambiente traz paz para a gente. Teresópolis é muito boa para se morar, estamos gostando muito, mesmo nesse pouco tempo que estamos aqui. A qualidade de vida aqui é diferente, nossa vida mudou completamente. Ficou lindo, amamos. Indicamos para outras pessoas: venham conhecer esse espaço maravilhoso”, afirmou.

O Horto Municipal Carlos Guinle é um espaço democrático, com acesso totalmente gratuito. Aos sábados, domingos e feriados, recebe, em média, 300 visitantes por dia; com as melhorias, a expectativa é dobrar essa capacidade. Todas as atividades são guiadas por profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fotos: Lara Benevenuti, Jeferson Hermida e Jonathan Martins.