Alunos da Rede Municipal assistem à 1ª exibição do ‘Rio de Clarice’, filme inspirado em contos de Clarice Lispector gravado em Teresópolis

No momento, você está visualizando Alunos da Rede Municipal assistem à 1ª exibição do ‘Rio de Clarice’, filme inspirado em contos de Clarice Lispector gravado em Teresópolis
Cerca de 300 alunos e professores da Rede Municipal de Ensino assistem à primeira exibição do filme O Rio de Clarice, totalmente gravado em Teresópolis
Compartilhar:

Em uma tarde pra lá de especial, cerca de 300 alunos e professores da Rede Municipal de Ensino assistiram à primeira exibição do filme ‘Rio de Clarice’, no Teatro da Feso. Integralmente gravado em Teresópolis, o longa-metragem inspirado em cinco contos de Clarice Lispector, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, estreou com aplausos dos estudantes. A sessão, na última sexta-feira (28/11), contou com a presença especial da biógrafa da escritora, Teresa Montero, e da cineasta Nicole Allgranti, responsável pelo roteiro do filme, e de parte da equipe da Secretaria de Educação.

 

“É uma imensa alegria assistir, em primeira mão, ao filme Rio de Clarice, contando sobre o universo feminino, com poesia e a beleza do cinema! Estamos divulgando nossa cidade, com os  lugares que serviram de cenário, como a nossa escola CEHPT. Além de apresentar a Literatura e a cultura de Clarice, que é uma escritora famosa mundialmente, também estamos exercitando a formação de plateia. Agradecemos a produção de filme pelo convite!”, exaltou a secretária de Educação, Carla Rabello, que estava acompanhada de parte da equipe da SME.

 

Teresa Montero, biógrafa de Clarice Lispector, e roteirista do filme, explicou que a temática do ‘Rio de Clarice’ reúne contos de Clarice bastante significativos na trajetória dela e eles têm um ponto em comum que são histórias de mulheres em diferentes fases de sua vida: adolescência, meia idade e velhice.

 

“Sob o ponto de vista de diferentes mulheres, em diversas fases de suas vidas, elas tratam de problemas do cotidiano, mas sob a ótica feminina. É incrível ter os estudantes assistindo à estreia do filme! Tudo o que queremos é que os alunos, que estão em período de formação, tenham acesso ao filme. Para todos nós que participamos do projeto, é uma felicidade imensa tê-los aqui!”, frisou Teresa, pontuando que “Clarice foi um ser especial! A obra dela, o olhar cuidadoso e de afeto dela pelos seres-humanos é percebido no filme. É um traço perpetuado em suas obras e que toca a gente!”

 

Nicole Allgranti, diretora, roteirista e produtora do filme, destacou que o projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo representado por duas produtoras de cinema de Teresópolis. “Temos muitos profissionais na cidade pensando o cinema brasileiro. Depois dessa exibição, acontecem exibições em festivais de cinema, seguindo para as salas de cinema pelo Brasil e para canais de streaming”.

 

‘O Rio de Clarice’

 

Os cinco contos de Clarice Lispector foram publicados no livro ‘Laços de Família’ e adaptados para o cinema. ‘O Rio de Clarice’ foi dirigido por cineastas mulheres, com sets montados em diferentes pontos da cidade e da área rural: ‘Feliz Aniversário’, com direção de Maria Luiza Aboim, teve como locação o Sobrado Histórico José Francisco Lippi (Venda Nova; ‘Mal-estar de um Anjo’, sob a direção de Eunice Gutman, teve como cenários ruas do Alto e a Alterdata; com direção de Nicole Allgranti, ‘A Bela e a Fera’ foi gravado na Rodoviária e na localidade de Agriões de Dentro (zona rural); ‘Preciosidade’ teve a direção de Bárbara Kahane e locação em ruas da cidade e no CEHPT; e ‘Amor’, sob a direção de Taciana Oliveira, teve como cenários o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e bairro Granja Guarani.

 

‘O Rio de Clarice’ tem produção da Aboim Produções e Artes e Taboca Produções Artísticas e registro na Agência Nacional do Cinema (Ancine). Uma equipe de produção majoritariamente formada por mulheres, com profissionais do Rio de Janeiro e contratação de inúmeros profissionais de Teresópolis, trouxe recursos para a cidade e aprendizado da produção de um longa-metragem de ficção.

 

O elenco inclui atores renomados e conhecidos do público como Letícia Spiller, Louise Cardoso, Lucélia Santos, Bia Sion, Júlio Levy e Letícia Isnard, em parceria com atores locais como Beto Corrêa, Pedro Menezes, Marcus Wolf, Matheus Januário, Rafael Araújo, Tiago Dumard, Ayrton Rebello, Elvira Helena, Vitor Arcanjo, Andrea Sant´Anna, Marcus Vinicius Vianna, Layane Pavão, Dion Domingues, Pedro Soares, Leonardo Pergaminho, Júlia Girassol, Guilherme Rocha, Jany Dias, Fernanda Pieri, Ramon Amaral e Rickelmy Araújo.

 

A produção contou com o apoio do Ministério da Cultura/Governo Federal, Secretaria de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Lei Paulo Gustavo, Prefeitura de Teresópolis – por meio das secretarias municipais de Cultura/Casa de Cultura Adolpho Bloch e de Segurança Pública/Guarda Civil Municipal, Centro Cultural Feso Pro Arte, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e das empresas Alterdata, Águas da Imperatriz, Maria Torta, Hotel Athos, Pousada Botânia, Ecobio, Dover Roll, Werner Tecidos, Padaria Lavoro e Molduraria RZ & Filhos.

 

Fotos: Jorge Maravilha