Artistas de Cuiabá/MT conhecem a Casa de Cultura de Teresópolis, onde ocorre intercâmbio

No momento, você está visualizando Artistas de Cuiabá/MT conhecem a Casa de Cultura de Teresópolis, onde ocorre intercâmbio
Artistas de Cuiabá conhecem a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde se apresentam nesta sexta-feira, 28, com artesanato, literatura, música e diversas outras expressões culturais
Compartilhar:

Evento nesta sexta, 28, terá saraus, lançamentos, de livros, exposições, apresentações musicais e cênicas e mostra de artesanato

Na tarde desta quinta-feira, 27, um grupo de artistas de Cuiabá visitou a Casa de Cultura Adolpho Bloch, onde ocorre nesta sexta, 28, o intercâmbio cultural entre os estados do Mato Grosso e do Rio de Janeiro. Organizado pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, a Febacla, o evento tem como objetivo a troca de experiências, a valorização das identidades regionais e o estreitamento dos laços entre as diversas expressões artísticas.

Recebidos pelo secretário de Cultura, Wanderley Peres, os artistas Weber Fraga, de Artes Cênicas; Vicente Paulo, artes plásticas; Edson Proença, fotografia; Jamaica Kamave, Vera Capilé e Rafael Barros, da Música; Denize Telles e Mildes Pinheiro, do Artesanato e, representando a Literatura, as escritoras Jacy Proença e Sidnalva Serra foram guiados pelo subsecretário Arnaldo Almeida e a diretora da Casa, Sandra Saan.

A comitiva ficou encantada com os vários espaços da Casa de Cultura, onde as salas de exposição e de dança e o auditório, acessados por amplo corredor dedicado às artes plásticas, permitem a circulação da arte local, servindo ainda de escola para cerca de 700 alunos em diversos cursos livres.

O intercâmbio, que seguirá para São Pedro da Aldeia, onde se apresenta no Museu do Sal, às 19h deste sábado, 29, nasceu da convicção de que a cultura é uma das mais potentes ferramentas de transformação social. A proposta busca estimular vivências que fortaleçam o respeito, a diversidade e a construção de sociedades mais tolerantes. “O intercâmbio cultural ajuda a quebrar estereótipos, amplia visões de mundo e enriquece tanto a vida pessoal quanto profissional dos participantes”, afirmou a idealizadora do evento, Jacy Proença.

Para o secretário Wanderley Peres, o intercâmbio é uma oportunidade para conhecer costumes e novas formas de cultura. “A cultura brasileira é rica e plural, e única nos municípios, onde estão os costumes que se somam num símbolo nacional. Conhecer como outros municípios e regiões manifestam a sua arte é enriquecedor, por isso o apoio da Secretaria de Cultura ao movimento da Febacla, pela oportunidade que oferece do raro conhecimento”.

Atrações: Ao longo da programação que ocorre nesta sexta-feira, 28, na Casa de Cultura, serão promovidos saraus literários, lançamentos de livros, exposições de telas e fotografias, apresentações musicais e performances cênicas, além de mostras de artesanato. A ideia é criar ambientes de troca criativa e interativa, conectando pessoas, valorizando tradições e ampliando o interesse do público por manifestações artísticas.

Antes do início do evento, a comitiva será guiada pelo servidor Artur Esteves, circulando pela cidade no ônibus da Cultura para conhecer os atrativos locais, visitando ainda os espaços da Cultura em implantação: a Biblioteca da Literatura Brasileira, na Várzea; a Casa do Paquequer, no Soberbo, e o Ceu da Cultura, no bairro São Pedro.

Além do tom cultural, que interessa aos municípios envolvidos pela troca de experiências, o projeto também busca estimular o turismo e a economia local, fomentar a cultura como fonte de renda e fortalecer a interação entre artistas e gestores públicos dos três municípios envolvidos, esperando a comitiva mato-grossense construir diálogos sólidos para futuras parcerias, inclusive na área do artesanato e do conhecimento.

 

Foto: Divulgação