Serão selecionadas 20 práticas pedagógicas e promovidas oficinas
Os professores da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis têm até o próximo dia 24 para se inscrever no programa de formação continuada ‘Entre Pares’. A iniciativa reconhece e valoriza a educação de qualidade, protagonizada por professores das creches ao 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de destacar, entre os trabalhos inscritos, 20 práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento integral, que evidenciem, exemplifiquem e inspirem outros profissionais da educação do município. Serão selecionados os 20 projetos, considerando a pertinência aos eixos temáticos propostos no edital (https://l1nk.dev/processoseletivopmt), para realização de oficinas das quais participarão os demais professores da rede municipal. As inscrições devem ser feitas no Departamento Pedagógico, na sede da SME.
“O ‘Entre Pares’ é um convite para que olhemos uns para os outros com admiração e respeito, certos de que cada docente carrega uma bagagem rica, que merece ser partilhada e celebrada. É com alegria que convidamos nossos professores para participar desse programa pensado com carinho e compromisso para valorizar os grandes protagonistas da nossa rede: nossos docentes! ”, destaca a secretária de Educação, Carla Rabello, pontuando que a proposta não apenas amplia as oportunidades de desenvolvimento profissional, mas também estreita laços, fortalece a identidade docente e reforça o sentimento de pertencimento à comunidade educacional.
A secretária ressalta que mais do que uma proposta de capacitação, o programa nasce como um espaço de troca, reconhecimento e fortalecimento coletivo. Por meio de oficinas conduzidas por educadores da própria rede, o ‘Entre Pares’ coloca em evidência o que a educação tem de mais valioso: o conhecimento, a experiência e a sensibilidade de quem a vive todos os dias.
Valorização e reconhecimento do professor
A 1ª edição do Projeto Entre Pares, que tem por objetivo incentivar, promover e reconhecer boas práticas educacionais realizadas por professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais, dos Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais.
Serão selecionados 20 projetos, considerando a pertinência aos eixos temáticos propostos no edital, para realização de oficinas das quais participarão os demais professores da rede municipal. As oficinas estão previstas para acontecer em fevereiro de 2026 e marcará o início das atividades do ano letivo. Esta ação explica o título do projeto: Entre Pares, isto é, de professor para professor. Por essa iniciativa, o professor formador receberá o valor total de R$ 2 mil.
Podem participar do edital professores da creche ao 9º ano, lotados em sala de aula, cuja prática pedagógica inscrita tenha sido realizada efetivamente com os estudantes da rede municipal, respeitando-se a condição de ser professor efetivo que atualmente esteja em sala de aula e não acumule cargo. Professores lotados nas Salas de Recursos Multifuncionais também podem participar. Caso a prática pedagógica tenha sido realizada de forma interdisciplinar, a inscrição poderá ser feita por até dois professores (uma dupla de trabalho).
Os professores interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no arquivo do edital e entregá-la junto com os demais documentos solicitados no Departamento Pedagógico, na sede da SME. Os projetos inscritos devem ter sido executados, preferencialmente, durante o ano de 2025, concluídos, e apresentarem comprovação do avanço de aprendizagem dos envolvidos, assim como indicadores quantitativos e qualitativos referentes à sua realização, além de consistência e solidez para serem replicados e ou continuados.
Será constituída uma Comissão de Seleção Técnica e Pedagógica, a quem competirá a análise dos documentos apresentados pelos candidatos. Essa Comissão de Seleção será constituída pelos integrantes do Departamento Pedagógico da SME.
O preenchimento da ficha de inscrição e a entrega das propostas será efetuada gratuita e exclusivamente de forma presencial na Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis, localizada na Rua Carmela Dutra, 475 – Agriões, das 8h às 17h30, na recepção do 3º andar, aos cuidados do secretário do Departamento Pedagógico.

