Evento no Rio de Janeiro reforça compromisso com políticas públicas de reeducação e enfrentamento à violência de gênero
A Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher de Teresópolis participou, nesta quinta-feira (09/10), do Seminário Nacional sobre Masculinidades e Prevenção às Violências, realizado no Centro Cultural da FGV, na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi promovida pelas Secretarias de Estado da Mulher (SEM-RJ) e de Administração Penitenciária (SEAP), em parceria com o Instituto MAPEAR e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil).
O seminário reuniu especialistas, gestores públicos, integrantes do sistema de justiça e da sociedade civil para debater os caminhos possíveis para a transformação das masculinidades, o fortalecimento das políticas de cuidado e a corresponsabilidade dos homens na prevenção às violências de gênero. A proposta do encontro foi promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva em prol de um futuro mais justo, igualitário e seguro para meninas e mulheres.
Durante o evento, o governador Cláudio Castro assinou o Termo de Cooperação para a realização do Summit 2026, que será um grande encontro voltado à discussão sobre masculinidades e estratégias de prevenção às violências.
Teresópolis foi destaque no seminário por sua atuação pioneira com a criação da política pública SerH – Serviço de Educação e Responsabilização do Homem, instituída pela Lei Municipal nº 4.587/2025, sancionada pelo prefeito Leonardo Vasconcellos, com autoria da vereadora Érika Marra. O programa tem como foco o Grupo Reflexivo, que já está em funcionamento na CAPETE, sob coordenação da Sra. Aparecida Bocard e em parceria com a juíza Dra. Marcela Assad. Nele, os participantes são convidados a refletir sobre suas atitudes e comportamentos diante da violência doméstica, promovendo a reeducação e a prevenção de novos casos.
“A participação da Secretaria dos Direitos da Mulher neste seminário reforça o nosso compromisso com ações concretas de enfrentamento à violência de gênero. Acreditamos que trabalhar a transformação das masculinidades é um passo essencial para romper o ciclo da violência”, destacou a Secretária Municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges.
Com iniciativas como o SerH, Teresópolis avança na consolidação de políticas públicas estruturadas e inovadoras, atuando tanto na proteção das vítimas quanto na responsabilização e reeducação dos autores de violência.
Fotos: Divulgação.