Objetivo é compartilhar práticas exitosas e contribuir para o desempenho dos alunos na prova
Cerca de 90 professores de Língua Portuguesa e de Matemática da Rede Municipal de Ensino participaram, durante esta semana, de quatro ciclos de Formação Continuada realizados pela Secretaria M. de Educação, na Universidade Estácio de Sá. A atividade teve como objetivo alinhar estratégias de ensino, abrindo um espaço para o compartilhamento de práticas exitosas em relação ao preparo dos alunos do 2º, 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental para o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) edição 2025. A avaliação bienal aplicada pelo Governo Federal compõe o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
“Em outubro, todas as escolas do país serão avaliadas no Saeb e os conteúdos principais dessa prova são Português e Matemática, de forma censitária, e de Ciências, de forma amostral. Por isso, reunimos os professores dessas disciplinas em quatro ciclos de formação Com os professores Carla Patricia (Língua Portuguesa) e Gabriel Nogueira (Matemática) para que eles compartilhassem práticas exitosas que possam ajudar os estudantes a terem um domínio maior sobre o conteúdo que será cobrado na prova”, explicou Simone Monteiro, responsável pela Formação Continuada, no Setor Pedagógico da SME.
Os resultados do Saeb apontam para os municípios as potencialidades e as fragilidades da rede de ensino. De posse deste resultado, a SME consegue planejar políticas públicas educacionais que auxiliem os professores e os gestores escolares a trabalharem essas necessidades que os estudantes apresentaram na avaliação. A nota da prova Saeb é um dos componentes do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um indicador do governo brasileiro que mede a qualidade da educação, combinando o fluxo escolar (taxas de aprovação) e o desempenho dos alunos em avaliações do Saeb. Ele serve para monitorar o progresso da educação no país, estabelecendo metas de melhoria e permitindo que a sociedade acompanhe a qualidade do ensino.
Fotos: Jorge Maravilha e Divulgação