1º Encontro de Lideranças e Movimento Feminino: escuta, troca de experiências e fortalecimento da atuação das mulheres na sociedade

No momento, você está visualizando 1º Encontro de Lideranças e Movimento Feminino: escuta, troca de experiências e fortalecimento da atuação das mulheres na sociedade
Compartilhar:

Diálogo, sororidade e construção coletiva marcaram o 1º Encontro de Lideranças e Movimento Feminino em Teresópolis, realizado nesta quarta-feira, dia 13, no Teatro Municipal. O evento teve como objetivo promover um espaço de escuta, troca de experiências e fortalecimento da atuação feminina na sociedade.

Uma iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, o encontro buscou fomentar o diálogo, ampliar redes de apoio e reforçar a presença feminina nos espaços de decisão e liderança. A programação foi voltada ao empoderamento, à representatividade e ao protagonismo das mulheres.

A secretária municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges, reforçou durante o encontro a importância da atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil no enfrentamento à violência contra a mulher. Segundo ela, o prefeito Leonardo Vasconcellos tem demonstrado grande preocupação com os índices de violência no município e está comprometido com ações que promovam a redução desses números.

“Nas reuniões com o prefeito Leonardo, ele sempre destaca essa preocupação em diminuir os índices de violência em nossa cidade. E para isso, precisamos estar todos juntos nessa causa tão importante. A proposta desse encontro foi justamente unir os diversos grupos que já atuam com mulheres, que até então trabalhavam de forma isolada, para que agora possamos falar juntas, construir juntas. Nesta reta final do ano, seguimos desenvolvendo diversas iniciativas com essas lideranças, que também irão replicar essa rede de proteção às vítimas de violência doméstica.”, afirmou Kátia, acompanhada de toda a sua equipe técnica e da presidente do Conselho, Isabel Kwiatkovski.

Teresópolis vem se consolidando como referência no combate à violência contra a mulher. Com uma rede de apoio integrada e bem estruturada, o município registra baixos índices de feminicídio em comparação ao número de casos de violência doméstica.

Neste cenário, a Campanha Agosto Lilás reforça o compromisso do município na prevenção e no enfrentamento da violência de gênero. Durante o mês, a SMDM segue promovendo ações de conscientização, orientação jurídica e social, voltadas à proteção e ao fortalecimento das mulheres.

“Estamos de portas abertas enquanto poder público para contribuir com o que for necessário. Essa é uma recomendação direta do prefeito, acolher, dar atenção e carinho a todas as mulheres. É mulher cuidando de mulher, é gente cuidando de gente. A Secretaria está aberta ao diálogo para sentarmos juntos e construirmos o melhor para as mulheres da nossa cidade.”, finalizou Kátia.

Mulheres na linha de frente da informação e da conscientização social

A juíza Marcela Assad, titular da 2ª Vara Criminal, destacou que o setor judiciário na defesa da mulher é amplo, profundo e também restrito. Segundo ela, Teresópolis não se tornou referência no combate à violência contra a mulher por acaso, pois há toda uma logística estruturada por trás desse trabalho.

“Teresópolis tem um número muito pequeno de casos de feminicídio, considerando o volume de casos de violência doméstica que registramos. Isso se deve à forma como atuamos na prevenção e no combate à violência contra a mulher. Quem presenciar uma situação de violência, denuncie. Não podemos ser lenientes com esse tipo de crime. As mulheres são, muitas vezes, mais vulneráveis física e emocionalmente. Por isso, precisamos incentivá-las a falar sobre o assunto, e esse estímulo deve vir da nossa rede de apoio à mulher, que é bem estruturada. É preciso divulgar isso. Que cada um de nós possa sair daqui hoje como um replicador dessa ideia. Vamos multiplicar essa mensagem e combater esse problema tão grave, que infelizmente ainda assola o mundo. Precisamos desconstruir o machismo. Preservar a mulher é preservar a família e a sociedade”, pontuou a juíza.

A Vereadora Márcia Valentim destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da luta por direitos e oportunidades para as mulheres. O evento reuniu mulheres de diferentes áreas de atuação, como combate à violência de gênero e empreendedorismo, promovendo troca de experiências e fortalecimento de redes de apoio.

“Esse foi um momento muito especial, onde diversas lideranças se reuniram para apresentar e compartilhar experiências. Tivemos a oportunidade de conhecer mulheres incríveis que desenvolvem um trabalho fundamental na cidade, seja no enfrentamento à violência contra a mulher, seja impulsionando o empreendedorismo feminino. Essa união só fortalece a nossa caminhada e amplia o nosso alcance enquanto representantes do povo. Seguiremos contribuindo com políticas públicas por meio da Procuradoria da Mulher e também em outras frentes da sociedade, abraçando essas causas e acolhendo essas mulheres que tanto precisam de oportunidades”, afirmou a vereadora.

Márcia Valentim também destacou a responsabilidade do Legislativo na proteção e promoção dos direitos das mulheres. “Como vereadora, temos o dever de propor leis que combatam a violência doméstica e todas as formas de opressão. A Procuradoria da Mulher, além de ser um canal de escuta e denúncia, precisa manter um olhar atento e constante, para podermos ser instrumentos reais de transformação na vida de tantas mulheres.”

A vereadora Professora Amanda ressaltou a importância da atuação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal como uma ferramenta essencial na promoção de políticas públicas voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade. “A Procuradoria da Mulher na Câmara é mais um órgão fundamental no apoio à proteção das mulheres, não apenas no enfrentamento à violência, mas também no combate à vulnerabilidade social, como a falta de emprego e de acesso a oportunidades. Estamos avançando com um Projeto de Lei que trata da inserção de meninas nos espaços de poder, para compreenderem desde cedo a importância do protagonismo feminino na política de Teresópolis. Elas precisam saber que podem chegar onde quiserem”, afirmou a vereadora.

“É muito positivo ver o envolvimento crescente de diferentes segmentos sociais nessa luta. Cada vez mais, mulheres, inclusive lideranças religiosas, estão unindo forças em prol dessa causa. Que esse seja apenas o primeiro de muitos encontros. Juntas, somos mais fortes.”, finalizaram as vereadoras.

Protagonismo em ação: vozes femininas mudando realidades através de projetos transformadores

Diversas lideranças femininas, à frente de projetos como ONGs, feiras e iniciativas de empreendedorismo, apresentaram o trabalho que desenvolvem e como contribuem para transformar a realidade no enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso, destacaram o papel de suas iniciativas como importantes canais de disseminação de informações e de conscientização, fortalecendo a rede de apoio e incentivando outras mulheres a se tornarem agentes de mudança.

As empreendedoras Karla Dantas e Luciana Leverone, fundadoras dos projetos Levanta Mulheres/Semec Teresópolis, agradeceram o convite da Secretaria dos Direitos da Mulher para participarem do Encontro de Lideranças Femininas. Ambas destacaram o impacto positivo de iniciativas como essa, especialmente durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher.

“Ficamos muito felizes com esse tipo de iniciativa. Unir mulheres faz toda a diferença, principalmente dentro da temática do Agosto Lilás. Sentimos que temos muito a contribuir com capacitações e geração de oportunidades para mulheres empreendedoras. Com autonomia, elas conseguem sair da situação de vulnerabilidade”, afirmou Karla.

Luciana reforçou o convite para que a população conheça mais de perto os projetos desenvolvidos. “Convidamos a todos para conhecer nosso trabalho, que acreditamos fazer a diferença na capacitação de mulheres, por meio do Semec Teresópolis, vinculado à Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT). E também com o Projeto Levanta Mulheres, que cria espaços para que elas exponham seus negócios, se validem como empreendedoras e conquistem a autonomia necessária para transformar suas vidas e de suas famílias. Sabemos que, no contexto da violência doméstica, essa autonomia é essencial. Agradecemos imensamente pela oportunidade e pelo convite. Gratidão.”

Fotos: Jonathan Martins.