Professores interessados podem se inscrever de 14 a 25 de julho
Nota obtida na PND será um dos critérios de seleção em futuros concursos para ingresso no Magistério da Rede Municipal de Ensino
A Prefeitura de Teresópolis aderiu à Prova Nacional Docente (PND), uma política nacional que tem o objetivo de fortalecer os processos seletivos para ingresso no Magistério Público. A adesão do governo do Prefeito Leonardo Vasconcellos à PND foi publicada no Diário Oficial eletrônico do município nesta quinta-feira (10/07). As inscrições para a prova começam na próxima segunda-feira (14/07) e podem ser feitas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): https://www.gov.br/inep/pt-br
“É com grande alegria que anunciamos que o nosso município aderiu à Prova Nacional Docente, uma política nacional para fortalecimento dos processos seletivos para quem sonha em ser professor e atuar no Magistério. Convidamos todos os professores a se inscrever porque nos próximos processos seletivos e concursos do nosso governo, o resultado da prova será um dos critérios de seleção!”, ressaltou o Prefeito Leonardo Vasconcellos.
A secretária de Educação, Carla Rabello, também enfatizou a importância da PND para o ingresso na Rede Municipal de Ensino. “Participar deste movimento vai fortalecer os conhecimentos pedagógicos, garantindo que na nossa rede sempre tenhamos profissionais atualizados. Todo o processo será realizado pelo MEC e os professores podem acompanhar as informações no site do Inep e também nos canais oficiais da Prefeitura”.
A PND
A Prova Nacional Docente (PND) foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa ‘Mais Professores para o Brasil’, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
O processo de inscrição, o cronograma, os conteúdos programáticos e demais informações sobre a PND são de responsabilidade do Inep, entidade vinculada ao MEC (Ministério da Educação), e serão apresentados em edital a ser publicado no Diário Oficial da União. Os interessados têm de 14 a 25 de julho para se inscrever. A prova será aplicada pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal no dia 26 de outubro.
A nota obtida pelo candidato aprovado poderá ser considerada como etapa principal, com caráter eliminatório e classificatório, ou como etapa complementar, no eventual e futuro processo de admissão de docentes para a educação básica do município de Teresópolis. Destacando que o aproveitamento do resultado da prova não poderá ser usado como etapa única no concurso público municipal.
Foto: Jonathan Martins