Prefeitura de Teresópolis e Sebrae-RJ firmam parceria para capacitação de empreendedores das comunidades escolares

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André Muniz, sec. de Ciência e Tecnolgia e de Governo, informou que o site oficial da PMT terá um conteúdo específico para que os diretores, empreendedores e SME possam otimizar os trâmites para execução dos serviços
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Objetivo é que eles se tornem fornecedores de produtos e serviços para as unidades de ensino municipais

 

A gestão do Prefeito Leonardo Vasconcellos acaba de firmar parceria com o Sebrae-RJ, por meio da assinatura de Termo de Cooperação Técnica, para a implementação de diversos projetos em Teresópolis. Entre eles, a cooperação técnica para otimizar o uso dos recursos enviados às unidades de ensino para gestão própria. Após o diagnóstico do cenário, o Sebrae vai propor uma série de ações para que o objetivo seja alcançado, como a capacitação dos empreendedores das comunidades escolares para que se tornem fornecedores de produtos e serviços para as unidades de ensino do município, através de recursos federais, como o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e municipais, como o GFED (Gestão Financeira Descentralizada), que passará por reformulações.

 

“Seguindo a orientação do Prefeito Leonardo, nosso objetivo é disponibilizar aos diretores da Rede Municipal ferramentas que facilitem o uso dos recursos federais e municipais que as escolas recebem para realização de serviços que devem ser executados pela unidade, por meio da contratação de fornecedores das comunidades. Para isso, o site oficial da PMT terá um conteúdo específico para que os diretores, empreendedores e SME possam otimizar os trâmites para execução desses serviços”, pontuou o secretário de Ciência e Tecnologia e de Governo, André Muniz.

 

A secretária de Educação, Carla Rabello, destacou a importância de incentivar os empreendedores locais a participarem do projeto. “A ideia é envolver os pequenos empresários, empreendedores e pais de alunos, formatar uma base de dados com fornecedores locais que permita aos nossos diretores terem acesso rápido aos orçamentos para aquisição de produtos e execução de serviços para a unidade. Toda a comunidade escolar ganha com este movimento!”.

 

Também participaram da reunião de ‘Diagnóstico da Situação Atual do PDDE em Teresópolis’ a coordenadora técnica do Setor de Prestação de Contas, Karla Fernandes, e Márcia Miranda, servidora do Setor.  “A partir do resultado do levantamento feito pelo Sebrae hoje, serão elaboradas oficinas para os diretores das unidades de ensino e capacitação para os fornecedores locais”, explicou  Karla Fernandes, destacando que a formalização através do MEI, a participação efetiva dos conselhos escolares nas decisões sobre o uso dos recursos e as cotações exigidas para contratação de serviços e produtos estarão entre os assuntos a serem abordados nas oficinas e capacitações.

 

Representaram o Sebrae na reunião o coordenador regional, Bruno Souza, e a consultora técnica Necisia Aguiar.

 

Fotos: Jorge Maravilha