Prefeito Leonardo Vasconcellos visita Centro de Tratamento de Resíduos de Caruaru, em Pernambuco

No momento, você está visualizando Prefeito Leonardo Vasconcellos visita Centro de Tratamento de Resíduos de Caruaru, em Pernambuco
Compartilhar:

O objetivo foi buscar uma solução para um problema que há anos causa sérios problemas em Teresópolis: o lixão do Fischer

O Programa Municipal ‘Teresópolis Sustentável’ segue a todo vapor. Dando mais um passo importante, o prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia, nos últimos dias, visitou Caruaru, em Pernambuco, para conhecer o Centro de Tratamento de Resíduos do município (CTR-Caruaru). O objetivo da visita foi buscar uma solução para um problema que há anos causa sérios problemas em Teresópolis: o lixão do Fischer.

Buscando conhecimento e soluções para aplicação de boas práticas em um modelo de aterro sanitário reconhecido pela eficiência na gestão de resíduos sólidos urbanos no nordeste do Brasil, o prefeito destacou que Teresópolis está a caminho de se tornar uma referência nacional na preservação ambiental e sustentabilidade. “Fomos ao interior do Brasil em busca de uma solução para um problema deixado de lado por gestões anteriores: o lixão do Fischer. Agora, nossa gestão está disposta a enfrentar essa questão. Conhecemos um dos melhores centros de tratamento de resíduos do país, que realiza a destinação do lixo de maneira adequada. O objetivo é aprender com essa experiência para transformar nosso lixão novamente em um aterro sanitário”, afirmou o prefeito.

Desde que assumiu a Prefeitura, o governo vem trabalhando para implementar melhorias e encontrar uma solução definitiva para o lixão do Fischer. Uma das ações foi buscar o apoio do Governo do Estado para acelerar esse processo. Compreendendo a situação, o Estado destinou R$ 5 milhões do Fecam (Fundo Estadual de Controle Ambiental) para  a Prefeitura trabalhar na execução de obras de remediação do local.

Sob administração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o local vem passando por importantes reestruturações, sendo reformulado com diretrizes necessárias para que a operação de transbordo dos resíduos sólidos para o aterro sanitário licenciado ocorra de forma mais eficiente, cumprindo as exigências do contrato estabelecido com a empresa que presta o serviço no município e as determinações judiciais.

“O Programa ‘Teresópolis Sustentável’ segue avançando a passos largos no caminho do progresso, e agora estamos buscando soluções para o lixão do Fischer, onde conhecemos um Centro de Tratamento de Resíduos que é referência no Brasil. Com base no que aprendemos, vamos estudar e implementar essas boas práticas em Teresópolis”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia.

Fotos: Divulgação.