Concerto do ‘Música na Matriz’ presta homenagem ao músico Franklin Cardoso, em Teresópolis

No momento, você está visualizando Concerto do ‘Música na Matriz’ presta homenagem ao músico Franklin Cardoso, em Teresópolis
O oboísta Harold Emert, o violonista Geremias Cruz e o barítono lírico Fabrizio Claussen no concerto do Música na Matriz
Compartilhar:

Realizado no domingo passado, 05/05, o concerto do oboísta Harold Emert, do violonista clássico e popular Geremias Cruz e do barítono lírico Fabrizio Claussen no projeto ‘Música na Matriz’ reuniu apreciadores da música clássica na Igreja de Santa Teresa, na Várzea.

No programa, a apresentação primorosa, aplaudida de pé, de obras do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, como Prelúdio Nº 1 e Bachianas Brasileiras Nº 5, e também das músicas If my Complaints (John Dowland), Cavatine (Napoléon Coste) e a canção popular catalã El Noi de La Mare, entre outras.

“O Música na Matriz existe desde 1994 e há 31 anos vem divulgando a linguagem artística da música, com repertório do gênero erudito e popular, nacional e internacional. Os concertos gratuitos acontecem entre abril e dezembro, sempre no primeiro domingo do mês, brindando o público com belos espetáculos, como o de hoje. Vale a pena conferir”, convidou Wanderley Peres, secretário de Cultura.

Durante o concerto, aberto pelo subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, foram prestadas homenagens póstumas ao cantor e compositor Franklin Cardoso Capistrano, mais conhecido como Frank, falecido no dia 30 de abril, aos 66 anos. Ele iniciou sua trajetória musical na década de 1980, no samba local, e nos primórdios da música pop em Teresópolis. Destacou-se a partir de 1990 com a parceria com o músico PC, com quem fundou o Trio Elétrico PC e Frank, transformado logo depois em PC, Frank e Banda, sendo presença constante nos carnavais da cidade.

“A Cultura, a família, os amigos e os fãs agradecem a você, Frank, pelo seu exemplo, seu talento e sua alegria”, destacou Arnaldo Almeida, ao entregar o certificado de mérito cultural a Francine Capistrano, filha do músico, em reconhecimento pela contribuição dele à cultura. “Uma homenagem merecida ao Frank, um amigo e parceiro na música”, salientou o cantor, compositor e instrumentista, Fernando Mello.

Mais homenagens: O oboísta e compositor Harold Emert e o barítono lírico Fabrizio Claussen prestaram homenagem ao advogado Jorge Bragança, falecido no mês de março, por sua destacada atuação na cultura em Teresópolis. O momento foi marcado pela leitura do poema ‘A morte chega cedo’, de Fernando Pessoa, ao som de um solo de oboé. O jurista foi homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura em abril, no concerto de abertura da temporada 2025 do Música na Matriz.

O barítono Fabrizio Claussen dedicou a interpretação da música Melodia Sentimental (Villa-lobos) à Wanda Claussen Augenstein, uma das fundadoras da Sociedade dos Artistas de Teresópolis e falecida no final de março.

Aplausos: Morando há 4 anos em Teresópolis, o guitarrista, compositor e produtor musical Robertinho de Recife prestigiou o concerto. “A qualidade artística apresentada no concerto é muito boa. Parabéns pela atenção da Secretaria de Cultura às manifestações culturais”, opinou. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis, o historiador Jorge Ferradeira também acompanhou a apresentação. “Conheço o Música na Matriz desde sua criação. A música erudita e popular deve fazer parte da formação dos nossos jovens, pois a cultura transforma vidas”, assinalou.

 

Fotos: Jorge Maravilha.