Realizado no domingo passado, 05/05, o concerto do oboísta Harold Emert, do violonista clássico e popular Geremias Cruz e do barítono lírico Fabrizio Claussen no projeto ‘Música na Matriz’ reuniu apreciadores da música clássica na Igreja de Santa Teresa, na Várzea.
No programa, a apresentação primorosa, aplaudida de pé, de obras do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, como Prelúdio Nº 1 e Bachianas Brasileiras Nº 5, e também das músicas If my Complaints (John Dowland), Cavatine (Napoléon Coste) e a canção popular catalã El Noi de La Mare, entre outras.
“O Música na Matriz existe desde 1994 e há 31 anos vem divulgando a linguagem artística da música, com repertório do gênero erudito e popular, nacional e internacional. Os concertos gratuitos acontecem entre abril e dezembro, sempre no primeiro domingo do mês, brindando o público com belos espetáculos, como o de hoje. Vale a pena conferir”, convidou Wanderley Peres, secretário de Cultura.
Durante o concerto, aberto pelo subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, foram prestadas homenagens póstumas ao cantor e compositor Franklin Cardoso Capistrano, mais conhecido como Frank, falecido no dia 30 de abril, aos 66 anos. Ele iniciou sua trajetória musical na década de 1980, no samba local, e nos primórdios da música pop em Teresópolis. Destacou-se a partir de 1990 com a parceria com o músico PC, com quem fundou o Trio Elétrico PC e Frank, transformado logo depois em PC, Frank e Banda, sendo presença constante nos carnavais da cidade.
“A Cultura, a família, os amigos e os fãs agradecem a você, Frank, pelo seu exemplo, seu talento e sua alegria”, destacou Arnaldo Almeida, ao entregar o certificado de mérito cultural a Francine Capistrano, filha do músico, em reconhecimento pela contribuição dele à cultura. “Uma homenagem merecida ao Frank, um amigo e parceiro na música”, salientou o cantor, compositor e instrumentista, Fernando Mello.
Mais homenagens: O oboísta e compositor Harold Emert e o barítono lírico Fabrizio Claussen prestaram homenagem ao advogado Jorge Bragança, falecido no mês de março, por sua destacada atuação na cultura em Teresópolis. O momento foi marcado pela leitura do poema ‘A morte chega cedo’, de Fernando Pessoa, ao som de um solo de oboé. O jurista foi homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura em abril, no concerto de abertura da temporada 2025 do Música na Matriz.
O barítono Fabrizio Claussen dedicou a interpretação da música Melodia Sentimental (Villa-lobos) à Wanda Claussen Augenstein, uma das fundadoras da Sociedade dos Artistas de Teresópolis e falecida no final de março.
Aplausos: Morando há 4 anos em Teresópolis, o guitarrista, compositor e produtor musical Robertinho de Recife prestigiou o concerto. “A qualidade artística apresentada no concerto é muito boa. Parabéns pela atenção da Secretaria de Cultura às manifestações culturais”, opinou. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis, o historiador Jorge Ferradeira também acompanhou a apresentação. “Conheço o Música na Matriz desde sua criação. A música erudita e popular deve fazer parte da formação dos nossos jovens, pois a cultura transforma vidas”, assinalou.
Fotos: Jorge Maravilha.