5ª edição da FESTURIS Connection Experience: Teresópolis participa de evento que debateu as novas tendências do turismo

Você está visualizando atualmente 5ª edição da FESTURIS Connection Experience: Teresópolis participa de evento que debateu as novas tendências do turismo
Compartilhar:

O secretário municipal de Turismo, Maurício Weichert, e três servidores de sua equipe técnica representaram Teresópolis na 5ª edição da feira internacional Festuris Connection Experience, realizada nos dias 9 e 10 de setembro no município de Canela-RS. Em pauta, a solução inovadora de conteúdo, networking e experiências, apresentando as p rincipais tendências globais do setor e oportunidades de negócios para o trade turístico nas áreas natureza, gastronomia e rural.

Seguindo o Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos, e de divulgação do destino Teresópolis, coordenado pelo Prefeito Vinicius Claussen, a equipe trocou conhecimento, teve acesso a boas práticas e visitou atrativos turísticos que podem ser implantados no município. Diversos contatos foram feitos e o relacionamento com gestores públicos e empresários continuam durante essa semana.

“Foi um evento muito produtivo. No primeiro dia foram abordados o Ecoturismo, o Gastronômico e o Cultural, tudo conectado com nossos segmentos prioritários. Já no segundo, os destaques foram o Turismo Rural e o Enogastronômico, que também têm total identificação em nosso município, sendo que o Turismo Rural também está priorizado e o Enogastronômico está em fase de implantação. Para finalizar, uma apresentação típica gaúcha, exemplo perfeito de Turismo Cultural que valoriza a história local do Rio Grande do Sul”, avaliou Maurício Weichert, secretá rio municipal de Turismo.

“Foi uma imersão, uma apresentação magnífica de como Canela ascendeu com o turismo. Fica uma lição de pesquisa e atuação de como elevar o bom atendimento para entregar uma experiência ao nosso turista”, acrescentou Avelino Neto, subsecretário de Turismo de Teresópolis.

Cerca de 70% da economia de Canela-RS é oriunda do Turismo, o que demonstra o acerto das estratégicas colocadas em prática para o desenvolvimento local. Levando isso em conta, a equipe de Teresópolis anotou várias experiências positivas do município da Serra Gaúcha para avaliar a possibilidade de futuras parcerias.

“Convidamos alguns empresários a vir a Teresópolis a fim de palestrar para nossos empresários e conhecer nosso território. Também documentamos boas práticas de urbanismo para analisar a viabilidade de implantação em nosso município, como rotatórias, calçadas, sinalizações, fachadas e ornamentações, entre outras. Todos os deslocamentos foram feitos em ônibus Bustour, quando tivemos a oportunidade de conhecer o proprietário, que ficou interessado em expandir seus negócios para Teresópolis em modelo de parceria, ou até mesmo franquia. Esse tipo de veículo poss ui teto retrátil, o que oferece aos turistas a oportunidade de maior contato com o ambiente, e está alinhado com a imigração inglesa em Terê”, acrescentou Maurício Weichert.

Anfitrião do evento, o secretário municipal de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches Thurler, que é presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo – ANSEDITUR, enalteceu o investimento da Prefeitura de Teresópolis em enviar servidores para a Festuris Connection Experience. Natural de Nova Friburgo – RJ e conhecedor da Região Serrana fluminense, Thurler destacou que pretende avançar com a troca de boas práticas entre os dois municípios.

“Foram dois dias de experiências e capacitações que contribuíram para que os participantes tivessem a mente mais aberta para a retomada do turismo, o que vai exigir que gestores públicos e empresários se qualifiquem e se reinventem cada vez mais. Ter a cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, compartilhando essas experiências com a gente foi muito engrandecedor e fez com que os destinos se conectem ainda mais”, pontuou Ângelo Sanches Thurler.

“Parabenizo a participação de Teresópolis, através do secretário de Turismo Maurício Weichert e equipe, neste evento que durante dois dias reuniu influenciadores do Brasil e de vários países na cidade de Canela. Vamos receber Teresópolis de braços abertos para criar um intercâmbio turístico e cultural, através de suas experiências, de seus eventos, de seus equipamentos e do seu trade turístico, para fomentar ainda mais essa conexão”, concluiu.

Visitas técnicas

O evento contou com palestras, debates e visitas técnicas que proporcionaram à equipe da Secretaria de Turismo de Teresópolis a oportunidade de conhecer alguns parques temáticos, dentro os 45 que Canela possui. Entre os atrativos, destaque para a Skyglass plataforma estaiada de vidro e aço, a primeira da América Latina, empreendimento turístico com características únicas onde o visitante pode apreciar a paisagem caminhando por cima do vidro.

Outro atrativo visitado foi o Alpen Park, considerado um dos melhores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da Serra Gaúcha, que se destaca pela inovação e por todo ano apresentar novidades para os turistas e visitantes. Também fizeram parte das visitas técnicas a Vitivinícola Jolimont e o Parque Florybal, cujos modelos, na avaliação do secretário Maurício Weichert, podem ser adaptados pela Gestão Municipal para implantar em Teresópolis ou atrair os investidores para o município.

O grupo também conheceu o Pé da Cascata Explorer, transporte em veículo temático, novo produto de ecoturismo lançado pelo Grupo Brocker. Acompanhada por condutor de turismo de aventura, a equipe de Teresópolis teve acesso à propriedade privada que leva ao Pé da Cascata do Caracol.

“A qualidade da trilha, da sinalização, do condutor, do atrativo natural e do artificial – um café colonial com fogueira e na beira do rio – é algo que precisamos ter em Terê. Não temos a cachoeira do Caracol, mas temos outras de beleza diferente e que também são pontos de cartão postal. A área é privada e se autossustenta com o Ecoturismo. Sabemos que temos propriedades desse tipo e estamos à disposição para ajudar os proprietários a formatar o produto turístico”, finalizou o secretário Maurício Weichert.