A Semana Municipal de Trânsito de Teresópolis começou nesta quarta-feira (10), com o 1º Fórum de Mobilidade, realizado na Câmara Municipal. Na ocasião, foi lançada a campanha ‘Micromobilidade Segura em Teresópolis’ e debatidos assuntos sobre o tema. O fórum contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes de conselhos municipais e de entidades, de alunos do 8º Ano da Escola M. Ginda Bloch e de jovens integrantes do Novo Promaj Rotativo. Na ocasião, foram apresentadas estatísticas de atendimento da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do 16º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), parceiros da Prefeitura na campanha. O 30º BPM (Batalhão de Polícia Militar) esteve representado pelo capitão Amorim. Todos destacaram a importância de respeitar as leis de trânsito para que o número de acidentes seja reduzido e que vidas sejam preservadas.
Na abertura do encontro, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Sérgio Mauro Louzada, ressaltou a importância de realizar mudanças no trânsito. “De acordo com os dados oficiais, temos emplacados em Teresópolis mais de 121 mil veículos. É necessário que a população compreenda a urgência de mudanças no nosso sistema de trânsito para melhorar a mobilidade urbana. O estudo feito pela Semov (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) está pronto e será entregue ao Prefeito Leonardo para que sejam determinadas as alterações necessárias nas ruas e avenidas de diversos bairros, como Várzea, Alto, Tijuca, São Pedro e Beira Linha”.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Gil Wellington, anunciou algumas mudanças no trânsito. “A partir da próxima segunda-feira, começaremos a realizar alterações nas principais ruas da Tijuca, como a Julio Rosa, Roberto Rosa e Yeda. Essas vias passarão a ter estacionamento somente de um lado para facilitar a circulação dos veículos no entorno. Também serão criadas vagas exclusivas para os pacientes da Clínica de Hemodiálise, localizada ao lado da Secretaria de Saúde, para que eles possam fazer o tratamento de forma tranquila”, explicou o subsecretário de Segurança.
Também estiveram presentes ao fórum a secretária de Esporte e Lazer, Érika Marra, os vereadores Cacau Repórter, Calé, Igor Faraco, Luciano Santos (presidente da casa legislativa) e Paulinho Nogueira, e dos representantes do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, Jorge Ferraz (presidente) e Elizabeth Barbosa (diretoria) e do Sincomércio, Igor Edelstein. A PRF foi representada pelo delegado de área, Soares, e pelo agente Quintanilha; o comandante tenente-coronel Araújo e o subtenente Fragoso representaram o 16º GBM; e o SAMU foi representado pelo coordenador Luciano e pelo responsável técnico Marcos Vinicius.
Micromobilidade Segura em Teresópolis
Durante o fórum, aconteceu a abertura da Semana Municipal de Trânsito, que contará com atividades de conscientização sobre a importância de respeitar as leis de trânsito nas escolas municipais e distribuição de material educativo nas ruas e avenidas do Centro da cidade. Também ocorreu o lançamento da campanha ‘Microbilidade Segura em Teresópolis’, reforçando o compromisso que todos devem ter para um trânsito mais humano e seguro, alinhado com as melhores práticas de mobilidade urbana.
Na ocasião, foi entregue, de forma simbólica, aos vereadores presentes o projeto de lei que regulamenta a legislação nacional de trânsito no que diz respeito à circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nas vias urbanas de Teresópolis. Também seguirá para aprovação, na Câmara Municipal, o Decreto que regulamenta as normas relativas à circulação, fiscalização e penalidades referentes aos equipamentos de mobilidade individual autopropelidos no município.
Fotos: Jorge Maravilha