‘Vem pra Terê’: Teresópolis lança o calendário de eventos turísticos 2022

Você está visualizando atualmente ‘Vem pra Terê’: Teresópolis lança o calendário de eventos turísticos 2022

Com mais de 30 eventos agendados, reunindo atividades turísticas, culturais, ambientais, esportivas e de lazer, a Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, lançou nesta quarta-feira, 29, o Calendário Oficial de Eventos Turísticos para o ano de 2022 (turismo.teresopolis.rj.gov.br/eventos/). O lançamento aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch e contou com a presença do Prefeito Vinicius Claussen, que fez uma apresentação sobre o ‘Terê Tão Bela’, enfatizando a importância de o município ter uma boa estrutura para realizar os eventos, promover o destino Teresópolis e aquecer a atividade, gerando emprego e renda diretamente para o setor turístico e para toda a economia local.

“O Turismo possui diversas modalidades, como o turismo rural, de aventura, negócios, bate e volta, e o que queremos com o nosso calendário de eventos é criar uma comunicação única, um plano para o desenvolvimento turístico da cidade. Para isso, a construção da nossa identidade e o resgate do sentimento de pertencimento são fundamentais para a formatação dos produtos turísticos e atração dos visitantes. O morador precisa se sentir acolhido, bem-estar motiva que as pessoas de outras cidades desejem visitá-la. Esse é o nosso objetivo com o ‘Terê Tão Bela’”, destacou Vinicius Claussen, frisando que a retomada dos eventos geradores de turismo terá acompanhamento rigoroso do Mapa de Risco de Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro e do avanço da vacinação da população.

O Prefeito pontuou que as intervenções urbanísticas planejadas pelo ‘Terê Tão Bela’ estão distribuídas em seis eixos e seguem projetos elaborados pela Prefeitura para resgatar a memória, a identidade e o sentimento de pertencimento por meio da valorização do patrimônio urbano. A meta é oferecer mais beleza, segurança, acessibilidade, conforto e qualidade de vida para moradores e visitantes de Teresópolis, mobilizando os cidadãos para que participem das atividades.

Vinicius mencionou que os projetos já estão em andamento ou em fase de finalização do processo administrativo para serem iniciados, como a revitalização da Rodoviária, com recuperação de fachadas, padronização de letreiros, painel informativo em LED, balcão de atendimento ao turista e reforma dos banheiros. Investimento estimado de R$ 4.390.000 por meio de termo de cooperação com o Governo do Estado e previsão de início para fevereiro de 2022. Todas as ações podem ser consultadas na página www.teresopolis.rj.gov.br/teretaobela.

Estiveram presentes ao evento os vereadores Teco Despachante e Gustavo Simas, o presidente do Teresópolis Convention Bureau, Ricardo Rodrigues, empresários e guias de turismo, entre outros convidados do trade turístico. O secretário de Turismo de São José do Vale do Rio Preto, Felipe Baltazar também participou do lançamento do calendário.

O secretário de Turismo, Mauricio Weichert, apresentou o Calendário de Eventos Turísticos 2022 e pontuou que os eventos foram planejados para baixa temporada do turismo, reduzindo assim a sazonalidade turística e fortalecendo as estações do ano. O calendário é dividido em estações: ‘Estação Família’, ‘Estação Chocolate’, ‘Estação Aventura’, ‘Estação Inverno’, ‘Estação Cerveja!’ e ‘Teresópolis Terra de Luz’. “Os eventos foram planejados para serem realizados durante, no mínimo, dois dias para promover a pernoite dos visitantes, movimentando a economia da cidade”.

Maurício Weichert explicou que outro diferencial é a busca da secretaria em delegar a realização dos eventos aos produtores locais, entendendo que assim deixará um legado de profissionalização do setor e distribuição de renda. Isso acontecerá por meio de Chamamento Público e o resultado será analisado por uma Comissão de Eventos, formada por cinco secretarias municipais. Ao trade turístico, fica o convite para que já comecem a montar e a divulgar os seus pacotes turísticos.

São parceiros do ‘Vem Pra Terê’ o Teresópolis Convention & Visitors Bureau, o Polo Gastronômico de Teresópolis, SESC, Sincomércio Teresópolis, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis), ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Teresópolis).

Calendário de Eventos 2022

Estação Família

21 e 22 de janeiro – Esportes Radicais: BMX, Skate e Patins

28 e 29 de janeiro – Jogos de Verão