Um ano de enfrentamento à COVID-19: resumo de receitas e despesas

Você está visualizando atualmente Um ano de enfrentamento à COVID-19: resumo de receitas e despesas

As informações estão disponíveis no Portal da Transparência Covid-19

Desde o mês de abril, o município de Teresópolis recebeu R$ 67.450.138,00 para gastos extras do Município nas ações de enfrentamento à pandemia dentro do Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus, assim como recompor parte das receitas comprometidas com a queda na arrecadação municipal. São verbas federais, estaduais e municipais, usadas para manter o funcionamento de todas as estruturas ampliadas e criadas para atender a população, como os centros de atendimento e testagem em atuação no município, na cidade e no interior e os 93 leitos hospitalares destinados ao atendimento específico para pacientes com Coronavírus.

Contratação de novos leitos, aquisição de equipamentos, de testes rápidos e de medicamentos estão entre as despesas com as aquisições emergenciais, rigorosamente acompanhadas pelo Gabinete de Crise e as equipes técnicas das secretarias de Administração, de Controle Interno, de Planejamento e de Saúde. As despesas totalizam R$ 64.733.722,65.

Os procedimentos são disponibilizados no Portal da Transparência Covid-19 no site da Prefeitura (https://licitacao.teresopolis.rj.gov.br/corona/), criado pela gestão municipal no mês de abril para facilitar a consulta pela população e os órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e a Câmara de Vereadores, onde o Prefeito Vinicius Claussen apresentou prestação de contas em sessão legislativa virtual no dia 11 de agosto de 2020 e o Secretário Municipal de Saúde em audiência pública nos meses de setembro/2020 e fevereiro/2021.

Abaixo, os valores de entradas e saída discriminados. Importante ressaltar que há outros gastos indiretos custeados pelo poder público, como o aumento da despesa com energia elétrica das unidades de saúde, do EPEM e do Pedrão, do gasto com o consumo de oxigênio e da coleta de lixo, entre outros. Se preferir, veja as tabelas aqui.