Turismo toma providências: Tocha Olímpica passará por Teresópolis

Compartilhar:

No próximo dia 3 de maio, a tocha olímpica chega a Brasília, vindo da Grécia, e vai percorrer capitais e municípios brasileiros. O governo de Teresópolis já organiza o evento de revezamento da Tocha Olímpica na cidade, agendado para os últimos dias de julho, muito próximo das Olimpíadas Rio 2016, que começa no dia 5 de agosto.

O Secretário de Turismo, Elias Martins, participou nesta terça-feira, 16, de uma reunião para definição de detalhes deste evento que irá promover grande mobilização na cidade por conta da passagem da tocha, maior símbolo das competições. Entre as secretarias envolvidas na organização do revezamento estão Esportes, Turismo, Cultura, Educação, Segurança Pública e Saúde. Outros órgãos também estarão mobilizados, tais como, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

A jornada terá início em maio, na capital Brasília, e vai durar cerca de 100 dias. Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras. O revezamento termina no dia 5 de agosto, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. 

A TOCHA

Esculpida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, a tocha pesa 1,5 quilo e mede 69 centímetros quando aberta. Ao se abrirem, as suas três partes revelam contornos do Rio de Janeiro: mar, montanhas e ondas do calçadão da Praia de Copacabana.  A tocha é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, representando paz, união e amizade.