Teresópolis sedia Fórum de Cultura com a participação de 11 municípios e do governo do estado

Promovido pelo Conleste, encontro abordou projetos ‘Carnaval Sustentável 2020’ e ‘Caravana da Cultura’

Com a participação de secretários de Cultura de 11 municípios que integram o Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense), aconteceu nesta quinta (30), no Teatro Municipal, na Prefeitura de Teresópolis, o Fórum Técnico de Cultura. Promovido pelo consórcio, o encontro também contou com as presenças do secretário estadual de Cultura, Ruan Lira, do vice-prefeito de Teresópolis Ari Boulanger e de representantes da Fecomércio/RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), do Fórum de Cultura de Teresópolis e de integrantes de escolas de samba da cidade.

Entre os assuntos abordados durante o fórum, destaque para o ‘Carnaval Sustentável 2020’, a ‘Caravana da Cultura’ e a Rede das Cidades Criativas da Unesco. “O objetivo do ‘Carnaval Sustentável’ é que o estado possa colaborar, por meio do ICMS, na produção das escolas de samba de Teresópolis, o que converge com a ideia do Conleste de intercâmbio das escolas de samba dos 15 municípios do consórcio”, destacou a secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão.

Cléo Jordão também frisou a importância da união das cidades para a concretização dos projetos do Conleste, como a ‘Caravana da Cultura’, na qual cada um apresenta sua gastronomia, destaques culturais e turísticos, entre outros pontos fortes.

Reativação Conselho Estadual de Cultura

O secretário de estado de Cultura, Ruan Lira, anunciou que em junho será feito chamamento público para eleição de novos membros do Conselho Estadual de Cultura. “Em julho está prevista a posse dos eleitos. A partir daí, os recursos do Fundo Estadual de Cultura poderão ser investidos em projetos que serão apresentados pelos municípios e aprovados conforme os editais divulgados”, mencionou o secretário.

Ruan Lira ressaltou ainda que está visitando as cidades que tenham o interesse em fomentar a utilização de recurso do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e para os produtores culturais, agentes culturais e empresas de cada município e seus contadores.

Além de Teresópolis, participaram do Fórum Técnico de Cultura representantes das Prefeituras de Casimiro de Abreu, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Nova Friburgo. Os consultores em Lei de Incentivo Estadual, Patrícia Moreno, e de Rede das Cidades Criativas da Unesco,  Marcelo Manzatti, explicaram sobre os respectivos temas.

‘Carnaval Sustentável 2020’

O projeto ‘Carnaval Sustentável 2020’ tem o objetivo de criar ações para interiorização do Carnaval, de uma forma itinerante, entre os municípios consorciados, que gere desenvolvimento social e ativação da economia criativa. O conceito da sustentabilidade de reduzir, reutilizar e reciclar, como quesito principal na avaliação do desfile das escolas de samba localizadas no Conleste.

“A ideia é criar a Liga das Escolas de Samba do Conleste (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense), que organizará o desfile que contará com a participação dos 15 Municípios da região, cujo diferencial será o respeito pelo meio ambiental. O quesito sustentabilidade será o fiel da balança com peso 3, ou seja, a escola de samba que mais utilizar-se de material reciclável será a grande campeã”, explicou o diretor-geral do Conleste, João Leal, que apresentou o Fórum Técnico de Cultura.

‘Caravana da Cultura’

A ‘Caravana da Cultura’ tem como metas integrar e mobilizar a população e a produção cultural das cidades do Conleste. Além disso, pretende fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento dos cidadãos. “É um projeto cultural que se desloca em comboio para apresentar, arte, gastronomia, atrativos turísticos e incentivar investimentos. Criar oportunidades de negócios e promover oficinas, além de oferecer cursos culturais, de economia criativa e de tecnologia”, pontuou João Leal.

O Conleste

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense – Juntos em prol do Coletivo! é formado por representantes de 15 prefeituras de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro que estão no entorno do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

O prefeito de Itaboraí, Sainoel Oliveira, é o atual presidente do Conleste, e o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen é o vice-presidente. O consórcio tem os objetivos de planejar, adotar e executar ações, programas e projetos destinados a promover e acelerar o desenvolvimento urbano, gerencial, social, econômico e ambiental da região compreendida pelos territórios dos municípios consorciados. Com a meta de ampliar a competitividade da região e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos dos municípios consorciados, foi assinado o Plano de Desenvolvimento Sustentável 2018 – 2030 do Conleste.

Entre os atuais projetos do Conleste está a realização de fóruns temáticos, como de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, promovidos recentemente, e de Cultura, ocorrido nesta quinta, em Teresópolis. O próximo fórum, voltado para o segmento do meio ambiente, acontece em Guapimirim, dia 10 de junho.

Foto: Jorge Maravilha