Teresópolis recebe visita do Secretário Nacional de Defesa Civil

Você está visualizando atualmente Teresópolis recebe visita do Secretário Nacional de Defesa Civil

Objetivo é dar continuidade ao projeto da barreira de contenção de detritos

Um dos municípios da Região Serrana contemplados com o projeto-piloto de construção de uma barreira ‘Sabo’, o Prefeito Vinicius Claussen e o Secretário Municipal de Defesa Civil Coronel Albert Andrade, receberam, nesta segunda-feira, 08/05, a visita do Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. Em pauta, continuidade ao projeto de implantação de medidas de prevenção a desastres no município.

“Seguimos com os estudos com as equipes técnicas para a futura implantação da barreira ‘Sabo’, próximo ao Rio Príncipe, em Campo Grande, uma das áreas mais afetadas pela tragédia climática de janeiro de 2011. Fomos contemplados com esse projeto-piloto que vai oferecer mais segurança para as áreas de maior risco aqui em Teresópolis e, principalmente, mais proteção para nossa população. Essa é uma parceria de grande importância para o município.”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do secretário de Governo e Coordenação, Lucas Pacheco; do Procurador Geral do município, Gabriel Palatnic; e pelas equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, de Obras Públicas e de Fiscalização de Obras Públicas.

A ação dá continuidade ao projeto de colaboração entre Teresópolis – Governo do Estado – Brasil – Japão de prevenções de riscos de desastres naturais, iniciado em agosto de 2021.

“Aqui em Teresópolis, nós temos uma localidade chamada ‘Inconha’, próximo ao Córrego do Príncipe, no bairro de Campo Grande, onde em 2011 aconteceu um grande desastre natural. A nossa intenção Governo Federal, Estadual e Prefeitura, é implantar uma barreira ‘Sabo’ permeável naquela localidade, para reter detritos de um futuro desastre que possa vir ocorrer. É uma obra de prevenção, e agora, nós vamos iniciar a sondagem daquela área, onde será implantada a obra. Após a elaboração deste relatório de sondagem, iremos começar definitivamente a desenvolver o projeto de engenharia.”, pontuou Wolnei Wolff Barreiros, Secretário Nacional de Defesa Civil.

“A implantação da barreira ‘Sabo’ aqui em Teresópolis é fundamental para redução de fluxos de detritos, principalmente em Campo Grande que sofreu tanto com a tragédia de 2011. Além disso, a instalação desse mecanismo também vai trazer ainda mais proteção para nossa população. Com essa parceria, juntos estamos avançando em ações que visam a mitigação de riscos nas localidades afetadas. E nesta fase do projeto, será feita a sondagem do local, para que ainda este ano as obras sejam iniciadas.”, destacou o secretário de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade.

Fotos: Bruno Nepomuceno