Você está visualizando atualmente Teresópolis presente no lançamento do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a mulher

As equipes da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher marcaram presença no lançamento do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, instrumento lançado pelo Governador Cláudio Castro, em cerimônia no Palácio Guanabara, nesta segunda-feira, 7, dia em que a Lei Maria da Penha completou seus 17 anos.

Elaborado pela Secretaria Estadual da Mulher, em conjunto com outras 20 secretarias e instituições públicas, o pacto representa um marco na luta pelo combate à violência contra a mulher. O documento foi assinado pelo governador, a primeira-dama Analine Castro, com a presença de autoridades, representantes de secretarias de Estado e instituições públicas e de direitos das mulheres.

O objeto pretende estabelecer 112 diretrizes e ações de prevenção e combate à violência de gênero. Na ocasião também houve homenagem aos agentes da Patrulha Maria da Penha pelo belíssimo atendimento que prestam, durante todos esses anos, a mulheres vítimas de violência.

A Secretaria dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, destacou a importância de Estado e municípios estarem unidos para cada vez fortalecer e ampliar as políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. “Em nome de toda minha equipe, é uma honra fazer parte de um momento tão importante para nossa classe. Tenho certeza que a assinatura deste pacto é apenas o começo para a melhora na qualidade de vida das mulheres”, disse Margareth Rosi.

Reforma de todas as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam); ampliação dos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (NIAMs); capacitação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho, a reestruturação do Centro Integrado de Atendimento à Mulher Márcia Lyra, no Centro do Rio; atividades nas escolas para impulsionar reflexão crítica, com produção e distribuição de material educativo; e a atualização do protocolo de atendimento às pessoas em situação de violência estão dentre as ações previstas pelo Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.