Teresópolis presente no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas

Você está visualizando atualmente Teresópolis presente no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas

Evento reuniu mais de 3 mil pessoas do Brasil e do exterior

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, esteve presente no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, encontro organizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). O evento aconteceu no Caminho Niemeyer, em Niterói, de 20 a 24 de setembro, e reuniu mais de 3 mil pessoas do Brasil e do exterior, com o intuito de debater propostas de uma gestão sustentável de trilhas, com incentivo ao ecoturismo como forma de preservação.

Foram mais de 60 atividades, entre palestras, oficinas e mesas redondas, abordando os mais diversos temas relacionados à implantação do projeto. Teresópolis está inscrito na Rede com um projeto iniciado no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, conectando ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, intitulado “Caminhos das Montanhas”. Além da aproximação com a iniciativa, o município foi divulgado por meio de material impresso no stand dos “Caminhos da Serra do Mar”, trecho da Rede que está inserido no PARNASO.

“Foi um privilégio enorme participar do 2º Congresso Brasileiro de Trilhas. Foram três dias de muito conteúdo e muitas discussões que serão desdobrados em ações e políticas públicas de turismo aqui em Teresópolis, que busca trabalhar cada vez mais com ações consistentes voltadas para o ecoturismo”, pontuou a Secretária Municipal de Turismo, Elizabeth Mazzi.

Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas

Iniciativa do governo brasileiro destinada a conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país.

Instituída pela Portaria Conjunta n° 407, de 19 de outubro de 2018, e regulamentada pela Portaria Conjunta n.º 500, de 15 de setembro de 2020, como resultado da governança do Ministério do Meio Ambiente e trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Ministério do Turismo.