Teresópolis participa da primeira oficina do programa ‘RJ Digital Municípios’

Você está visualizando atualmente Teresópolis participa da primeira oficina do programa ‘RJ Digital Municípios’

Objetivo é reforçar iniciativas da Prefeitura que buscam agilizar a prestação de serviços públicos por meio da transformação digital

Teresópolis participou da primeira oficina do programa estadual ‘RJ Digital para os Municípios’, nesta quarta-feira, 30/08, no Rio de Janeiro. Promovida pela Secretaria de Estado de Transformação Digital (SETD), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a atividade reuniu representantes de mais de 30 prefeituras do estado do Rio. O encontro teve como tema o autodiagnóstico dos municípios em relação à transformação digital. Teresópolis foi representada pelo chefe da Divisão de Programação da Secretaria M. de Ciência e Tecnologia, Marcelo Viana.

Com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços públicos em prol da população fluminense, o Rio de Janeiro, por meio da SETD e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vem promovendo a extensão do programa ‘RJ Digital’ aos municípios com a realização de capacitações e desta primeira oficina. O evento contou com a abertura do presidente do PRODERJ, Flávio Rodrigues, que representou o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias.

A programação do encontro teve diversas palestras, entre elas, da vice-presidente de Governo Digital do PRODERJ, Sâmya Massari, que apresentou o tema ‘Proteção de Dados Pessoais: Um pilar da segurança digital’ e do superintendente de Processos Administrativos Eletrônicos da Subsecretaria de Desburocratização e Governo Digital da SETD, Fernando Faria, que abordou o SEI para os municípios. Durante o evento, os representantes dos municípios participantes preencheram um formulário com autodiagnóstico sobre maturidade digital de suas cidades.

Teresópolis no ‘RJ Digital’

A Prefeitura de Teresópolis aderiu ao programa estadual ‘RJ Digital para os municípios’ em junho deste ano, quando o programa foi lançado pelo Governo do Estado do Rio. A iniciativa tem o objetivo de desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços de todas as secretarias e órgãos públicos. A adesão não envolve transferência de recursos, sendo totalmente gratuita.

A ideia é que os cidadãos tenham acesso de forma mais simplificada aos inúmeros serviços digitais oferecidos pelo Município, pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal, por meio da Rede Gov.br. A adesão de Teresópolis reforça as ações do programa municipal ‘TerêGovDigital’, que proporciona o aumento da eficiência da administração pública municipal, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão.