Teresópolis elege seus 10 conselheiros Tutelares

Você está visualizando atualmente Teresópolis elege seus 10 conselheiros Tutelares

Responsáveis por fiscalizar e proteger crianças e adolescentes, os conselheiros e seus suplentes tomarão posse em janeiro.

No último domingo, 1 de outubro, aconteceu em todo o Brasil a eleição para o Conselho Tutelar. Em Teresópolis, houve participação recorde de eleitores e 5.464 pessoas foram às urnas para eleger os 10 Conselheiros titulares e os 10 suplentes. Concorreram ao cargo em 44 candidatos, sendo 8 homens e 36 mulheres.

A eleição aconteceu no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Várzea e foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresópolis (PMT), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Os novos (ou reeleitos) conselheiros tomarão posse em 10 de janeiro de 2024, para um mandato de quatro anos. Puderam votar todos os cidadãos de 16 anos ou mais, em dia com a Justiça Eleitoral.

O Conselho Tutelar é um órgão importante e independente, responsável por garantir que os direitos da população infanto-juvenil sejam respeitados. Pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outras.

Veja abaixo a lista de eleitos e seus suplentes, , de acordo com seu total de votos: