Teresópolis conquista Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Educação

Você está visualizando atualmente Teresópolis conquista Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Educação

Iniciativa reconhece as melhores gestões públicas municipais em todos os estados do Brasil

Teresópolis ficou em 1º lugar entre as cidades acima de 100 mil habitantes, no estado, na premiação ‘Band Cidades Excelentes’, na categoria Educação. O anúncio foi feito em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 4, na Fecomércio, no Rio de Janeiro. Realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila, o prêmio reconhece, fomenta e incentiva a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. Agora, a Educação de Teresópolis participará da etapa nacional, no próximo dia 30, em Brasília, competindo entre os representantes dos demais estados.

“Receber esse prêmio de qualidade da gestão pública em Educação muito nos orgulha. A Educação é uma pasta fundamental da nossa gestão, que transforma uma sociedade. Parabéns à secretária, Satiele, e a todos os servidores que fazem a Educação do nosso município, com mais de 100 escolas e 22 mil alunos atendidos. A Educação de Teresópolis passa por um momento de transformação e esse prêmio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Prefeito enumerou investimentos da gestão na Educação, na cidade e no interior, como a inauguração de duas sedes próprias de unidades de ensino e do CMEI José Maria Leitão Carneiro, construído pelo governo do estado; ampliação e reforma de três unidades; ampliação das vagas de creche; entrega de kits de uniformes para os alunos da rede municipal; realização da 1ª Lê Terê (Festa Literária de Teresópolis); convocação de 700 professores do concurso; abono salarial para os profissionais da Educação e reajuste salarial acima de 12%; entrega de 1300 notebooks para os professores; e repasse de mais de R$ 2 milhões em recursos para escolas municipais somente em 2022, por meio do GFED

O Prêmio Band Cidades Excelentes visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. A iniciativa tem como objetivos reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios; e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A premiação analisou os municípios fluminenses em cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública. A avaliação utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA, que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Na Educação, entram critérios como analfabetismo, acesso à Educação Infantil, expectativa de anos de estudo e gastos em Educação. “Uma alegria imensa recebermos esta premiação e ver Teresópolis se destacando em âmbito estadual. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo o investimento que vem fazendo na Educação do nosso município e aos servidores da SME, que, com amor e dedicação, contribuem para o desenvolvimento da Educação de nossa cidade”, frisou a secretária de Educação, Satiele Santos.

Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No próximo dia 30, acontece, em Brasília (DF), a etapa nacional do evento, que irá anunciar os três primeiros lugares de cada categoria.

Fotos: Bruno Nepomuceno