Teresópolis 131 anos: Entregue sete mil exemplares do livro ‘A Cidade de Teresa’, da Escritora Ana Maria de Andrade, à Secretaria Municipal de Educação

Você está visualizando atualmente Teresópolis 131 anos: Entregue sete mil exemplares do livro ‘A Cidade de Teresa’, da Escritora Ana Maria de Andrade, à Secretaria Municipal de Educação
Compartilhar:

A obra foi dedicada a todas as crianças de Teresópolis e à Imperatriz Teresa Cristina, exemplo de força, coragem e amor

A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Cultura e do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, realizou nesta última sexta-feira a entrega de 7 mil exemplares do livro ‘A Cidade de Teresa’, da escritora e ilustradora Ana Maria de Andrade, à Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch, e contou com a presença de diretores, professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino.

Durante o evento, a escritora explicou sobre a obra e realizou uma apresentação sobre o guia do professor, mostrando aos educadores as diversas atividades que podem ser produzidas com os alunos na sala de aula. “É uma emoção muito grande entregar estes livros para educação. Agradeço a Prefeitura de Teresópolis, a Secretaria de Cultura pelo apoio e incentivo ao projeto, juntos estamos semeando a leitura. Em cada livro que entrego, vejo a alegria no rosto das crianças, o que alimenta cada vez mais o meu amor por escrever novas histórias”, comentou Ana Maria de Andrade.

A obra tem edição bilíngue, narrativa simples e rimada para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Ilustrado com pinturas e gravuras de artistas do século XIX, entre eles Eliseu Visconti, Debret, Taunay e Rugendas, além de fotomontagens da autora, o livro destaca a importância da Imperatriz para o desenvolvimento da Educação, das Artes e da Cultura no Brasil.

A secretária de Cultura, Cléo Jordão, agradeceu a parceria e comemorou o resultado da ação. “Hoje é um dia muito especial, em que a cultura caminha junto com a educação. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por acreditar em nossos projetos e fazer uma gestão que mantém a cultura do nosso município viva. Este livro é um sonho de todos nós, o qual traz um resgate da nossa história e será presenteado para os nossos alunos. Agradeço em especial a Ana, pela parceria e pelo presente, parabéns pelo trabalho e dedicação que faz toda a diferença para os educadores e alunos. Tenho certeza que será muito bem trabalhado e belíssimas atividades serão desenvolvidas pelas nossas crianças”, agradeceu a secretária, acompanhada do vereador, Paulinho Nogueira.

“É um prazer imenso como presidente da academia teresopolitana de letras, como escritor e professor fazer parte da entrega de livros para nossa república municipal. É por causa da educação que se tem a construção de um mundo melhor, e boa parte dessa trajetória se dá através das ideias, ensinamentos e da leitura, exemplos esses que estão escritos em cada página. Os livros têm cheiro, magia e amor em cada uma de suas palavras. Parabenizo a Ana, pelo lindo trabalho e por este presente especial para as nossas crianças”, destacou o presidente, Delmo Ferreira.

“O contato com os livros, o folhear de cada página, a imaginação aflorando as ideias e aquela curiosidade de saber o que vem no próximo capítulo, auxiliam e interagem no desenvolvimento e criatividade das crianças levando a elas conhecerem a magia que existe em cada história e que ao mesmo tempo as inspiram, educam e trabalham em suas mentes, que nos encantam com tamanha imaginação fértil”, concluiu o presidente.

Ao final do evento, o público contou ainda com um coffee break e sorteio de livros. E para quem desejar conhecer mais sobre a autora e suas obras, estão disponíveis através do link https://anamariadeandrade.com/.

Fotos: Gutto Rodrigues