Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis participa da apresentação do Projeto Réparação

Você está visualizando atualmente Secretaria dos Direitos da Mulher de Teresópolis participa da apresentação do Projeto Réparação
Compartilhar:

 

Grupo de reflexão para homens autores de violência doméstica é desenvolvido pela CAPETTE

Equipe da Secretaria Municipal de Direitos da Mulher participou nesta sexta-feira, 31, da apresentação do Projeto Réparação – grupo reflexivo para homens perpetradores de violência doméstica. Idealizada pela Casa do Pequeno Trabalhador de Teresópolis (CAPETTE), a ação tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os homens sobre a necessidade da mudança de comportamento no contexto doméstico e familiar.

O encontro aconteceu no auditório da 13ª Subseção da OAB Teresópolis, na Várzea, e reuniu representantes dos conselhos municipais de Defesa dos Direitos da Mulher e de Assistência Social, da OAB Teresópolis, do Tribunal de Justiça e da APAE Teresópolis.

A secretária municipal dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, apresentou os equipamentos de atendimento à mulher vítima de violência no município, explicando como é feito o acolhimento e a função de cada membro da equipe. Também foi feito um balanço das ações e atendimentos realizados pela secretaria em 2022 e nos primeiros três meses de 2023.

“Eu tenho certeza que o projeto Réparação vai contribuir de forma significativa para que homens que se portam de forma violenta se distanciem dos comportamentos impulsivos e sedimentados, na maioria das vezes de forma cultural. É fundamental que o agressor, através de diálogo e escuta, trabalhando com uma abordagem multidisciplinar, repense sua conduta e seus valores com vistas à mudança de comportamento. Esse projeto nasceu para somar, é mais uma iniciativa para ampliarmos a rede de proteção às mulheres. Parabenizo os idealizadores pela responsabilidade, compromisso e por pensarem de forma visionária para com as causas femininas, Estamos juntas nessa missão”, destacou Margareth Rosi.

A coordenadora do Projeto, Aparecida Borcard, explicou que a iniciativa nasceu baseada no sofrimento psíquico observado ao longo da escuta das crianças e jovens atendidos pela Capette, através do Projeto Mãos que Acolhem, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Mulher.

A equipe concluiu que era fundamental ter um espaço de reflexão para os homens perpetradores de violência doméstica, visto que o adoecimento, na maioria dos casos, envolve todo o núcleo familiar.

Segundo ela, o nome do projeto foi permeado por reflexão sobre o sentido da palavra na sua forma literal e subjetiva. “Literalmente, reparar é pôr em bom estado de funcionamento. Subjetivamente, acrescentamos a esse verbo um acento agudo para que possamos levar, para o nosso público-alvo, o sentido de dar um passo atrás, rever comportamento e cessar o ciclo de violência a que o agressor submete a sua família e a si mesmo. Por isso, propomos o nome Réparação. Estamos engajadas em fazer esse projeto seguir em frente, gerando frutos positivos para Teresópolis. Que possamos ter o apoio necessário, pois juntos somos mais fortes. O combate à violência doméstica é um dever de todos nós”, ressaltou Aparecida Borcard, acompanhada da advogada Sarah Florentino e da assistente social Marcela da Silva Almeida, integrantes da equipe da Capette.

O Projeto

O Réparação consiste em um espaço de reflexão para homens perpetradores de violência doméstica, para que possam se distanciar dos comportamentos impulsivos e sedimentados de forma cultural. A proposta é que, com acompanhamento de assistente social, psicólogas e advogado especialista, esses homens possam refletir sobre seu comportamento, cessando o ciclo de violência a que submete a família e a si mesmo, visto que o adoecimento envolve toda uma estrutura familiar.


  1. Fotos: Divulgação.