Você está visualizando atualmente Secretaria de Meio Ambiente, Rotary Club e Cedae promovem evento na Praça Olímpica

Doação de mudas nativas da Mata Atlântica e atividades de educação ambiental estiveram na programação pelo Dia da Árvore

Mais um ano a Rotary Club de Teresópolis, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e a Cedae, por meio do Projeto ‘Replantando Vida’, realizaram, no dia 21 de setembro – data em que é comemorado o Dia da Árvore –, na Praça Olímpica, na Várzea, a distribuição gratuita de diferentes mudas nativas da Mata Atlântica. Desta vez, outras parcerias também apoiaram e enriqueceram o evento com diferentes atividades ambientais e interpretativas.

A doação de mudas ocorreu em sistema de drive-thru como forma de facilitar o recebimento destas plantas pelas pessoas interessadas. Foram doadas 650 mudas de diferentes espécies frutíferas e de valor ornamental: Quaresmeira, Aroeira-vermelha, Araçá, Goiabeira, Grumixameira, Ipê-amarelo, Guapuruvu, Angico-vermelho, entre muitas outras espécies.

Este movimento tem o principal intuito de motivar as pessoas a realizarem plantios de mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, incentivar o reflorestamento e levar um pouco do conhecimento e importância destas para a saúde e bem-estar da população e dos animais. As parcerias estimularam esse conhecimento através de contação de histórias, conversas, dinâmicas, jogos, exposição de livros e exposição de sementes.

Foi também uma importante oportunidade de reunir os projetos que ganharam o Fundo de Meio Ambiente e dar visibilidade aos seus trabalhos que vem ocorrendo em diferentes territórios do município, incentivando a mobilização social para a conservação da sociobiodiversidade. Crianças do Instituto Esportivo e Cultural Brasileirinho participaram do evento onde puderam entender a importância da preservação e conservação da fauna e da flora para o meio ambiente.

Os projetos parceiros foram: APA MR, Ecomóvel – Educação Ambiental Itinerante -, Interact de Teresópolis, Sesc + Sustentabilidade de Teresópolis, Educando com o Aurita, Jornal e Editora Alecrim, Projeto Cuidai do Lixo nosso de Cada Dia e o Instituto E.C. Brasileirinho. Colaboradores que estiveram presentes neste incrível e importante evento comentaram sobre a atividade.

“Foi um imenso prazer realizar o Drive Thru de mudas da Mata Atlântica. A parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Parque Municipal tem sido perfeita ao oferecer, além das mudas, projetos de reflexão e conscientização para os cuidados necessários à preservação do nosso meio ambiente, muitas das vezes tão sofrido. Ano que vem, estaremos mais uma vez na Praça Olímpica para celebrar o Dia da Árvore”, enfatizou a representante do Rotary Club de Teresópolis, Isabel.

“O projeto EcoMóvel esteve presente junto aos parceiros do Fundo de Meio Ambiente e foi muito bom desenvolver atividades de conscientização e importância das árvores para o reflorestamento, como forma de minimizar os efeitos das Mudanças Climáticas”, disse a  educadora ambiental do Projeto EcoMóvel, Cristina Lydia.

“O stand do nosso projeto encantou o público com histórias do trabalho que estamos realizando em Motas para transformar o lixo em arte e educação. Esta iniciativa valoriza a natureza, a cultura e a consciência ambiental de adultos e crianças. Contamos com as comunidades para prestigiar esses eventos e divulgar essas informações com seus amigos e familiares”, comentou a Presidente da Academia Teresopolitana de Letras e representante do Projeto Cuidai do Lixo Nosso de Cada Dia, Cláudia Coelho de Meneses.