Você está visualizando atualmente Secretaria de Desenvolvimento Social marca presença no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro

Primeiro encontro pós-pandemia do COEGEMAS foi sediado na cidade do Rio de Janeiro e contou com a presença de autoridades da Assistência Social

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro foi sediado no Rio de Janeiro, na última sexta-feira, 25. Após dois anos, o primeiro evento pós-pandemia realizado pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio de Janeiro (COEGEMAS-RJ), teve como tema “O futuro da assistência social no Brasil: Compromissos dos Governos na superação da fome e das desproteções sociais” e contou com a presença de mais de diversas autoridades da Assistência Social e com a participação de praticamente todas as cidades do Estado.

Além da mesa de abertura teve a participação da Presidente do COEGEMAS-RJ Elaine Medeiros, da Vice-presidente Laura Carneiro, da Secretária de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro e Subsecretária de Gestão do SUAS do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente do CONGEMAS Elias Oliveira e da representante da Frente Parlamentar em defesa do SUAS, Drª Nelma Azeredo. A parte da manhã do evento ficou marcada pela palestra magna, também ministrada pelo Presidente do CONGEMAS e que teve como tema “O balanço do SUAS no Brasil: impacto da crise, fome e desigualdades”. As palestrantes Diana Delgado e Heloísa Mesquita fizeram um recorte do tema no Estado do Rio de Janeiro.

Durante a tarde, três oficinas aconteceram simultaneamente, cada uma com dois temas que se interligavam. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis foi destaque na oficina sobre “Emergências, calamidades e catástrofes: o lugar da Assistência Social”. Ministrada pela Psicóloga Cláudia Simões, que atua na Coordenação Estadual da Proteção Social Especial de Alta complexidade na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, gestores de várias cidades fluminenses discutiram sobre como aprimorar as medidas a serem tomadas em momentos de calamidades. O secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis, Valdeck Amaral, apresentou o Plano Municipal de Contingência para situações de Calamidade Pública e de emergência de Teresópolis. O Plano foi bastante elogiado pelos presentes e o secretário se colocou à disposição para fornecer o modelo para os outros municípios que desejarem usá-lo.