Você está visualizando atualmente SandBox InovaTerê: Prefeito Vinicius Claussen e empresas selecionadas assinam Termo de Autorização para implantação de projetos inovadores no município

Propostas homologadas são voltadas para transformação digital na Saúde e Educação, gestão de resíduos sólidos e enfrentamento da emergência climática e telegestão do parque de luz

O Prefeito Vinicius Claussen e os representantes das empresas homologadas para o projeto SandBox InovaTerê assinaram, nesta terça-feira, 30/01, o Termo de Autorização para implementação das soluções aprovadas por meio de edital. Foram apresentados vídeos das seis soluções selecionadas e o período para testar os produtos/serviços vai até 30 de novembro deste ano, quando será feita avaliação sobre a relevância e a contribuição dos projetos para a sociedade. A partir daí, o município poderá contratar a solução que apresentar resultados efetivos e práticos, de acordo com o Marco Regulatório das Startups, que viabiliza a implementação do SandBox nos municípios.

“Junto com a capital, Teresópolis é pioneira no estado na regulamentação do SandBox e as propostas hoje apresentadas são voltadas para solucionar demandas importantes nas áreas da Saúde, Educação, Defesa Civil, Agricultura e iluminação pública”, ressaltou o Prefeito, parabenizando a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia pela seleção das propostas.

O secretário de Governo e Coordenação, Vinicius Oberg, que esteve à frente da Ciência e Tecnologia nos últimos quatro anos, participou do processo de regulamentação das startups e da elaboração do edital SandBox InovaTerê. “O SandBox é uma experiência muito nova, mas o Prefeito Vinicius Claussen sempre deu liberdade e apoio para que pudéssemos trazer essa proposta para Teresópolis. E hoje damos um passo fundamental para a implementação das propostas que visam fomentar pesquisas e validação de soluções inovadoras no setor público em nossa cidade”.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, explicou que com o Marco Regulatório das Startups, em 2021, o SandBox é um recorte desse marco legal que oportuniza que ambientes sejam regulados para que produtos e serviços sejam testados sem onerar os cofres públicos. O secretário enfatizou o trabalho de pesquisa sobre as ideias inovadoras pelo país e grupos de estudos para regulamentar a lei do marco legal das startups.

“Adotamos procedimentos para lançar o edital de chamamento para que as empresas de todo o Brasil pudessem se inscrever para testar o seu produto/serviço. É um grande avanço para o município a assinatura dos termos de autorização para implementação das soluções dessas seis empresas que passaram por um rigoroso processo de seleção”, ressaltou Cleiton Pimentel, pontuando que as iniciativas vão contribuir para que, num ambiente regulado, o seu produto seja validado daqui a 10 meses. As empresas terão a supervisão da Secretaria e do Conselho de Inovação, Ciência e Tecnologia.

A presidente do Conselho, Roberta Rollemberg, também comentou sobre a seleção das startups. “Recebemos propostas de várias empresas que passaram por várias etapas de seleção. A partir daí, aprovamos essas seis soluções. Essa iniciativa do governo municipal é inovadora, um marco dentro da Ciência e Tecnologia, que vai contribuir não só para alavancar o setor no município, mas também para que o cidadão tenha melhores serviços públicos prestados, seja na Educação, Saúde, Defesa Civil, entre outros segmentos”.

Soluções aprovadas:

• Cittua Tecnologia, Consultoria e Treinamento Ltda
    Solução: Ciência de dados e inteligência artificial para prever situações de emergências para a Política de Defesa Civil.

• Nix Soluções Tecnológicas Ltda
    Solução: “Leme” novos caminhos para Educação a partir da Gestão de Dados Estratégicos e Inteligência Artificial para a Política Municipal de Educação.

• Zelter Tecnologias Educacionais Ltda
    Solução: “Plataforma Faz Game” Trilhas educativas para professores a partir da narrativa de jogos para a Política Municipal de Educação.

• Preserve Ambiental Prestação de Serviços Ltda
    Solução: “Biofae” Conversão de resíduos agrícolas, urbanos e da pesca em adubo biofertilizante via compostagem automatizada para a Política Municipal de Agricultura e desenvolvimento rural sustentável.

• Medical Angel Software Ltda
    Solução: Monitoramento de sinais vitais dos pacientes crônicos a partir de sensores “IOT” para a Política Municipal de Saúde.

• Tim S/A
    Solução: “Smart Lighting” – telegestão da iluminação pública agilizando a modernização, automação e redução do consumo de energia para a Política Municipal de Serviços Públicos (modernização do parque de luz).

Fotos: Jorge Maravilha