Reuniões do Encontro Rural 2023 começam na próxima quarta, 26

Você está visualizando atualmente Reuniões do Encontro Rural 2023 começam na próxima quarta, 26

Ações terão serviços do Espaço do Empreendedor Itinerante e orientações aos produtores sobre a Chamada Pública da Merenda Escolar

A Prefeitura, por meio das secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e de Educação, promove, a partir da próxima quarta-feira, 26, o Encontro Rural 2023. Durante as reuniões, que serão realizadas no 2º e no 3º Distritos, a população terá acesso a diversos serviços, através do Espaço do Empreendedor Itinerante, e orientações sobre a Chamada Pública para a compra de produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar.

Nos encontros, será apresentada proposta dos itens que poderão ser fornecidos pelos agricultores como gêneros para a alimentação escolar e debatidas questões, como a qualidade, sazonalidade e unidades de entrega.  Os encontros de Bonsucesso e do Imbiú contarão com a participação do juiz federal titular Caio Taranto explicando sobre a aposentadoria rural e orientações da Emater sobre diversos assuntos, como a DAF (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

As reuniões estão agendadas para os dias 26/04, em Pessegueiros; dia 09/05, no Imbiú; dia 17/05, em Água Quente; e dia 23/05, em Bonsucesso. As atividades começam às 13h, com a Chamada Pública marcada para 18h. Os eventos contarão com Rodada de Conversas sobre diversos temas específicos para o interior do município, com informações de técnicos em agricultura, turismo rural, acesso ao crédito e educação empreendedora. Equipe da Sala do Empreendedor Itinerante estará presente, com orientação sobre a legalização de empresas, microcrédito produtivo, orientação e emissão de MEI e qualificação do empreendedor.

“Vamos apresentar a proposta dos itens que poderão ser fornecidos pelos agricultores como gêneros para a alimentação escolar. Vamos analisar com eles a qualidade, sazonalidade e unidades de entrega. Destacando que agricultores familiares de forma individual ou organizados em grupos informais, associações ou cooperativas poderão participar da Chamada Pública”, destaca o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, pontuando que, em breve, o edital está disponível em www.licitacao.teresopolis.rj.gov.br.

A compra de hortaliças, legumes e frutas da Agricultura Familiar para a alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino é feita com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Desde 2019, a iniciativa é integrada ao Núcleo Estratégico Operacional da Agricultura Familiar, do Programa Cidades Empreendedoras. Desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura, o programa tem foco em políticas públicas para acelerar o desenvolvimento local.

26/04 – Teresópolis Nikkei Club

Estrada Rio-Bahia, Km 67,5 – Pessegueiros – 2º Distrito