Reunião na Secretaria de Saúde lança projeto de melhorias no atendimento à população

Na manhã desta quinta-feira (7), houve a primeira reunião do projeto “Integra Saúde: Promoção e Prevenção para Teresópolis”, na Secretaria Municipal de Saúde. No evento, foram apresentados planos para melhorar a saúde do município.

Os diversos profissionais de saúde presentes na reunião discutiram quais as melhores estratégias e planos de ação para todo o ano de 2019, através deste programa, que é realizado pela Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Saúde.

O principal objetivo será levar ações de promoção e prevenção a lugares com grande circulação de pessoas, como praças e escolas da rede municipal. A ideia apresentada para o grupo é de melhorar tanto o sistema geral da cidade, com a capacitação das equipes médicas, quanto atender melhor as unidades básicas de saúde, com o atendimento especializado e ágil aos moradores dos bairros de Teresópolis.

“Esse programa ajuda não só os moradores do bairro, mas todos os envolvidos. Essa rede integrada de saúde nos ajuda a elencar os problemas que existem, e com isso nós conseguimos mobilizar e melhorar a saúde de cada paciente”, afirma Léo Marwell, enfermeiro responsável pela Unidade de Saúde de Vargem Grande.

As secretarias de Educação, de Desenvolvimento Socisl e dos Direitos da Mulher estão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para desenvolver um amplo trabalho em diversas áreas da sociedade.

“Esta é uma ação intersetorial, ou seja, ela não é só da área da saúde. Portanto, nós temos a necessidade de fazer a interlocução com a Educação; com o Desenvolvimento Social; e com outros órgãos institucionais da cidade. É um trabalho que visa garantir a saúde das pessoas, para que elas necessariamente tenham uma outra cultura de autocuidado e acesso ao serviço de saúde”, explica Dra. Ednea Martuchelli, Subsecretária de Atenção Básica em Saúde.

Representando as pastas parceiras do projeto, estavam presentes: Marcos Jaron, Secretário de Desenvolvimento Social; Rosana Mendes, Secretária de Educação e Patrícia Falcão, Secretária da Mulher.

Fotos: Jorge Maravilha