‘Projeto Humano Novo’: equilíbrio & sustentabilidade acontece neste domingo (28), na Granja Guarani

Espetáculo fomenta a consciência sustentável e humanitária, estimula ações e posturas novas por meio da música

A Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias de Governo, Educação, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, o ‘Projeto Humano Novo’ e o ‘Programa Atitude Legal Necessária’, vão promover, no próximo domingo (28), a partir das 9h, uma ação conjunta visando a comemoração do Dia Mundial da Terra e o fortalecimento do Quiosque das Lendas/Granja Guarani e seu entorno.

Na ocasião, será realizada uma série de atividades no entorno do Quiosque, envolvendo plantios de árvores remanescentes da Mata Atlântica, ações artísticas culturais, exposições, distribuição de mudas e encerramento com o espetáculo acústico ‘Humano Novo’.

O projeto ‘Humano Novo’ reúne artistas e composições de comprometimento com as causas de defesa do planeta Terra e de toda forma de vida.

O subsecretário de eventos, Fernando Rocha, explicou que este evento vem para reativar a proposta de restabelecer o Quiosque das Lendas como ponto turístico do município. “Durante o evento, o projeto de restauração do Quiosque vai ser novamente apresentado e, junto com a sociedade organizada, vamos reativar essa proposta para que possamos recuperar esse patrimônio cultural e turístico importantíssimo para Teresópolis”, concluiu.

Restauração do Quiosque das Lendas

Há pelo menos trinta anos o movimento de restauração do Mirante de Granja Guarany articula-se na intenção de recuperá-lo e devolvê-lo à sociedade teresopolitana. Entre 2016 e 2018, o referido movimento se refez, fortaleceu-se e investiu no reavivamento do projeto. Algumas ações populares foram efetivadas ao longo desses anos, incluindo um abaixo-assinado que fortaleceu a ideia junto à Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto ‘Cidade Viva’.

O grupo que trabalha o programa ‘Atitude Legal Necessária’ e promove ações de sustentabilidade em Teresópolis integra o projeto ‘Humano Novo’ propôs o evento para celebrar o Dia Mundial do Planeta Terra (22/04), que acontece no domingo, 28 de abril, a partir das 9h, no entorno do Quiosque das Lendas/Granja Guarany.

Apresentação

O projeto ‘Humano Novo’ reúne composições de comprometimento com a causa ambiental e humanitária. A ideia central é contribuir na formação de um possível Humano Novo, através da música relacionando água, energia, lixo, animais, rios, florestas, transporte, esgoto e intolerância.

Na primeira etapa, o grupo compôs e gravou vinhetas para serem trabalhadas nas redes sociais/Internet. Na segunda fase, os produtores trabalharam o espetáculo Humano Novo/Equilíbrio & Sustentabilidade. Na terceira etapa, espetáculo acústico ‘Humano Novo’, integra o grupo Caraforró/personagem tradicional da feira de São Cristóvão.