Você está visualizando atualmente Programação especial para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica é realizada no Centro Social Casa São José

Promovida pela SMMA e o PREA, a ação teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância da proteção desse bioma

Para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado neste sábado, dia 27 de maio, o setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a ONG do Programa de Educação Ambiental (PREA), na última quinta-feira, 25, uniram os seus projetos ‘Meio Ambiente’ e ‘Educando com o Aurita’ para uma programação especial no Centro Social Casa de São José.

O encontro teve como objetivo promover a conscientização sobre a importância da proteção do bioma, considerado uma das áreas com a maior biodiversidade do mundo e com várias espécies da fauna e da flora em extinção, assim como o Callithrix aurita (Sagui-da-serra-escuro), primata ameaçado e endêmico da Mata Atlântica.

Um dia rico em dinâmicas e brincadeiras sobre os animais desse bioma e da nossa região, 52 crianças, de 05 a 11 anos, vivenciaram diferentes experiências que envolveram contação de história do Aurita, jogos de dominó, da memória e de quebra-cabeça das espécies de Sagui, pintura do painel da Mata Atlântica, brincadeira “Que bicho é esse?” sobre os animais já registrados no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e a dinâmica da Coleta Seletiva.

As propostas buscaram potencializar conhecimentos, cuidados e aprendizagens relacionadas à nossa biodiversidade que provocaram o envolvimento e interesse das crianças. “Fico grata em poder estar junto ao Centro Social Casa São José para acrescentar e oferecer um pouco de conhecimento na área ambiental. As crianças se envolveram com grande dedicação e muita interação nas atividades e o que engrandece é que a mensagem transmitida fica no coração e pensamento de cada um.”, relatou a educadora do setor de Educação Ambiental, Luciana Bárbara.

“O Projeto Aurita acontece com recursos do Fundo municipal do meio ambiente e tem por objetivo colaborar com a conservação dessa espécie ameaçada de extinção com pesquisa e educação ambiental, que funciona em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e com o PNMT.”, comentou o educador ambiental, Leonardo Alejandro Alcântara do PREA.