Programa estadual volta a cadastrar artesãos

Emprego e renda: Programa Estadual volta a cadastrar artesãos em Teresópolis

Ação foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Trabalho

Depois de inscrever 87 artesãos da cidade no mês de março, equipe do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro retornou a Teresópolis nesta quarta-feira, 14, para dar continuidade ao trabalho.

Realizado no auditório do Centro de Atividades Comunitárias da Paróquia de Santa Teresa, na Várzea, o atendimento foi aberto com palestra da subcoordenadora do programa, Ursula Hallais, representando a coordenadora, Nea Mariozz.

Ursula explicou que ao ser cadastrarem, os artesãos têm direito a vários benefícios, como acesso a linhas especiais de crédito para compra de materiais e equipamentos e a oficinas e cursos de capacitação.

Outra vantagem é a carteira funcional, que permite a participação em feiras e exposições em todo o Brasil. De acordo com informações da equipe do programa, o Estado trabalha nos trâmites de produção do documento, e assim que ele for liberado, os artesãos serão avisados.

O Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcus Vinícius Ramos (Marcão), deu boas-vindas aos participantes. “Isso é fruto da aproximação que temos buscado junto às secretarias estaduais de Turismo e de Trabalho, para que esses profissionais saiam da informalidade e sejam reconhecidos como artesãos de fato e de direito. Temos qualificado e treinado essa gente para que gere emprego e renda no nosso município”.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), o programa tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, com todo o seu foco voltado para a prática de ações que visam o empreendedorismo. O programa percorreu 25 municípios fluminenses e cadastrou mais de três mil artesãos.

Foto: AscomPMT
Legenda: Secretário Municipal de Trabalho Marcão e a subcoordenadora do programa estadual de Artesanato, Ursula Hallais, conversam com os artesãos sobre os benefícios do cadastramento