Prefeitura pede vistoria do Ministério Público para transformar escola de Sebastiana em creche

Desde a tragédia de 2011, quando foi alagada, a Escola Municipal José Guarilha Júnior, em Sebastiana, no 3º Distrito, passou por várias situações, recebeu obras de recuperação e, mesmo assim, esteve prestes a ser fechada.

Alvo de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em 2016/2017 o órgão solicitou um planejamento de realocação definitiva dos alunos nas localidades mais próximas para a desativação da escola em 2018.

Porém, moradores se mobilizaram para que a unidade volte a funcionar. “No início de fevereiro, recebemos um grupo de representantes de moradores de Sebastiana para debater propostas sobre o futuro das instalações da escola, quando eles solicitaram que a estrutura seja aproveitada para a implantação de uma creche”, explicou a secretária de Educação, Rosana Mendes.

De acordo com a secretária, a Educação tem laudos da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente liberando o prédio escolar para funcionamento. “Sabemos da demanda daquela região por uma creche, mas temos que respeitar a liberação do órgão que determinou a desativação do prédio escolar. Por isso, encaminhamos ofício ao Ministério Público solicitando nova checagem do espaço. Fica a critério do MPRJ o aval para que possamos iniciar novos projetos para a área”, concluiu.