Você está visualizando atualmente Prefeitura instala sistema de energia solar na sede de Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis

Expectativa é que todo o gasto com energia no local seja revertido dentro de 2 anos, zerando a conta de energia

A sede de Santa Rita do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, no 2º Distrito, está recebendo sistema de geração de energia solar. O sistema está sendo instalado devido ao recebimento do valor de uma multa aplicada a uma empresa. São 18 painéis de energia com capacidade de geração, em média, de 900 kilowatts/mês.

“A expectativa é que todo o gasto com energia na sede de Santa Rita seja revertido dentro de 2 anos. Não vamos precisar pagar conta de luz da sede do parque em Santa Rita e ainda gerar energia para a guarita da Pedra da Tartaruga”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro.

A energia solar funciona a partir de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade (em sistemas de energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica) ou aquecimento de líquidos (energia solar térmica).

O Parque Municipal

Criado em 6 de julho de 2009, com uma área de 4.397 hectares, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é a maior unidade de conservação de proteção integral, criada por um município, do Estado do Rio de Janeiro. Abrange parcialmente alguns bairros e localidades, tais como: Campo Grande, Caleme, Posse, Salaco e Granja Florestal – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma da Mata Atlântica na região.

Atualmente a infraestrutura e os equipamentos necessários para a realização das atividades de visitação no parque estão concentradas em duas áreas: o Núcleo Pedra da Tartaruga e o Núcleo Santa Rita. Entre as atividades que podem ser realizadas estão caminhada, escalada, rapel, acampamento, lazer ao ar livre e observação de aves.