Você está visualizando atualmente Prefeitura e Polícia Militar realizam operações para coibir uso de linha chilena

Fiscalização começa neste final de semana e será contínua

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e a Polícia Militar iniciam neste final de semana ações de fiscalização em espaços públicos em diversos bairros da cidade com o objetivo de combater o uso de linha chilena para soltar pipas. A operação será realizada de forma contínua nos finais de semana, período em que crianças, jovens e adultos aproveitam para brincar de soltar pipas em praças e em outros espaços públicos. Nesta sexta-feira, 4, a operação foi realizada no Parque Ermitage, onde foi constatado o uso de linha com cerol e o material recolhido.

“Com a orientação do Prefeito Vinicius Claussen, promovemos, recentemente, em conjunto com o Detran RJ, uma ação de conscientização de motociclistas sobre a importância do uso da antena corta-pipa para prevenir acidentes com linhas chilenas e também orientamos pedestres que passavam pelo centro da cidade a respeito da proibição do uso deste tipo de linha, que pode resultar em fatalidades. Agora, junto com a PM, vamos percorrer praças e outros espaços públicos para combater o uso de cerol e de linha chilena”, explicou o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, também destaca o perigo desta prática. “O uso de cerol nas linhas de pipas representa um perigo para motociclistas, ciclistas e pedestres que estejam passando próximo, podendo resultar em morte. Para os motociclistas e ciclistas, as antenas ajudam a prevenir o acontecimento de acidentes do tipo, entretanto, o ideal é que não sejam usados esses materiais, que são extremamente cortantes”, frisando que quem for flagrado, terá o material recolhido.

No estado do Rio de Janeiro, a comercialização, o uso, o porte e a posse da substância constituída de vidro moído e cola (cerol), além da linha chilena, e de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas que possuam elementos cortantes, são proibidos por lei.