Prefeitura de Teresópolis vai criar um banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis vai criar um banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica
Compartilhar:

A implantação de um banco de empregos para mulheres vítimas de violência doméstica no Sine Teresópolis foi o tema da reunião realizada na última sexta-feira, 18/08. A proposta tem como base a Lei Municipal 4.297/2023, sancionada pelo Prefeito Vinicius Claussen. De autoria da Vereadora Márcia Valentim, a legislação institui a política municipal de inclusão desse público no mercado de trabalho.

Participaram do encontro o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, a Vereadora Márcia Valentim e a equipe do Sine Teresópolis.

“A Gestão Municipal vai investir na regulamentação desta lei. Já prestamos atendimento à clientela encaminhada pela Secretaria da Mulher, mas vamos ampliar essa política dentro do programa Emprega Terê. Isso acontecerá por meio do treinamento da equipe do Sine Teresópolis para o acolhimento dessas mulheres e a criação de vagas específicas para o direcionamento profissional deste público”, destacou o secretário de Trabalho, Lucas Guimarães, informando que a iniciativa faz parte do Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos, no eixo Emprega Terê.

Entre os objetivos da legislação está o acesso prioritário nas ações de orientação, recolocação e qualificação profissional, respeitando o perfil vocacional e o interesse da mulher.

“Fui convidada para  trazer uma clareza sobre este tema e definir onde essas mulheres que sofreram violência doméstica poderão buscar ajuda para a sua inclusão no mercado de trabalho. Estamos debatendo o assunto para implementar a lei da melhor forma possível”, resumiu a Vereadora Márcia Valentim.

A legislação dará uma importante contribuição para auxiliar na autonomia econômica das beneficiadas, que muitas vezes são financeiramente dependentes dos agressores. “Tudo o que vem ajudar as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência é sempre frutífero. Estamos alinhando com a Vereadora Márcia Valentim todos os passos para fazer valer a lei e fortalecer as mulheres que precisam entrar no mercado de trabalho”, concluiu a secretária dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi.

Fotos: Bruno Nepomuceno