Prefeitura de Teresópolis implementa segunda fase do IntegraTere – Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana

Novidade beneficiará usuários da linha Parque Ermitage a partir do Carnaval

Mais uma etapa do Programa IntegraTere – Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana – será implantada até março. Desta vez, os beneficiados serão os usuários da linha Parque Ermitage, que poderão utilizar várias linhas de ônibus e circular entre os bairros da cidade pagando apenas uma passagem. O sistema já beneficia os moradores do Imbiú.

A integração tem validade de uma hora e meia, a partir da leitura do cartão no primeiro ônibus. A proposta é que o passageiro que embarcar na linha Parque Ermitage possa desembarcar na Várzea e, em até uma hora e meia, ir para outros bairros na zona urbana, como Alto, Caleme, Meudon, São Pedro, pagando apenas uma passagem. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Teresópolis, em parceria com a Viação Dedo de Deus Ltda (VDDL) e a RioCard.

Uma grande vantagem do sistema implantado é que as rodoviárias de integração não são necessárias. O único critério para usar a integração é ter o cartão de ônibus RioCard.

“Esta é uma excelente notícia que nossa gestão conquistou para Teresópolis e representa um ganho enorme para os moradores, estudantes, empresários e trabalhadores da nossa cidade. Para quem utiliza dois ônibus, será uma ótimo forma de economizar no dinheiro da passagem. É uma grande conquista para os moradores da cidade que tanto pediram o sistema de integração em Teresópolis”, disse o Prefeito Vinicius Claussen.

O objetivo da Prefeitura de Teresópolis é ampliar o IntegraTere – Sistema Integrado de Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana – para outros bairros da cidade. Para isso, está sendo elaborado um projeto de mobilidade urbana para o município. “Nosso objetivo é melhorar a circulação pela cidade, diminuindo o tempo de viagem, garantindo economia para passageiros e motoristas e buscando favorecer todos os modais. Para isso, precisamos concluir o projeto de mobilidade urbana, a fim de definir exatamente o que será feito. Enquanto ele não fica pronto, a integração já ajuda a reduzir custos com o transporte coletivo para a população mais necessitada e ajustes serão feitos ao longo do processo, sempre que necessários”, explica Marcos Antônio da Luz, secretário de Segurança Pública.

Em setembro de 2018, o programa foi implantado na linha Imbiú X Rodoviária.

O cartão RioCard pode ser adquirido no Posto Teresópolis, localizado na Avenida Feliciano Sodré, 579, na Várzea. É através do cartão que o sistema valida e controla o tempo e a direção da integração.