Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis e Instituto Niemeyer alinham convênio para projetos na Escola Municipal Ginda Bloch

O presidente do Instituto Oscar Niemeyer de Políticas Públicas, Culturais e Econômicas, Paulo Sérgio Niemeyer, e o vice-presidente do instituto, Thiago Sanderson, visitaram, na última quinta-feira (10), a Escola Municipal Ginda Bloch, em Teresópolis. Eles foram recebidos pela equipe diretiva da unidade escolar e pelo diretor do Patrimônio Histórico do município, Rafael Correa da Silva.

Durante a visita, o grupo conheceu as instalações da escola e o trabalho que é realizado na unidade de ensino e conversou sobre o alinhamento para futuro convênio entre a Prefeitura e o Instituto Niemeyer, com o objetivo de adequar a Escola Ginda Bloch às necessidades atuais de educação, respeitando as características do imóvel, patrimônio histórico do município.

Ginda Bloch

A Escola Municipal Ginda Bloch foi construída no ano de 1970 a pedido de Adolpho Bloch, sendo o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e o trabalho de engenharia de Jayme Bloch, o que foi comprovado pelo Serviço de Patrimônio Histórico de Teresópolis, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. O decreto de tombamento do prédio onde funciona a escola e da Praça Nilo Peçanha foi publicado em Diário Oficial.

Atualmente, a unidade de ensino atende 412 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em dois turnos. A escola foi contemplada com o ‘Inovalab – Educação Inovadora e Empreendedora’, projeto da gestão do Prefeito Vinicius Claussen, com a instalação de laboratórios de informática nas escolas municipais de Teresópolis.

Instituto Niemeyer

O Instituto Niemeyer de Políticas Públicas, Culturais e Econômicas, foi criado em 2 de junho de 2010, pelo seu Presidente de Honra Oscar Niemeyer e seu bisneto e principal colaborador Paulo Sérgio Niemeyer,  para difundir as ideias de conceito urbano social, que sempre norteou sua criação arquitetônica e seus princípios humanistas.  E também preservar o imenso legado de sua genial obra. O instituto tem como missão criar e apoiar projetos inspirados na filosofia de vida de Oscar Niemeyer, avançando sempre na busca de uma sociedade justa, equilibrada e solidária.

Tem uma equipe de profissionais de assessoria sobre questões de análise, reestruturação, reengenharia urbana, criação de planos de metas a partir de demandas reais, estatísticas e outros serviços que podem ajudar a planificar e direcionar políticas públicas para planos estratégicos, metas e programas de governo.

O intuito é fomentar plataformas que estejam comprometidas com o bem público e ações que possam solucionar a complexidade urbana do país e a abordagem dos problemas urbanísticos, que envolve o que mais atinge o dia a dia das pessoas – mobilidade, saneamento, segurança, estrutura educacional prioritária, equipamentos culturais, zoneamentos econômicos, ampliação do IDH e ações que façam todo o tecido urbano ter parâmetros de sustentabilidade responsável e ativo, numa profícua sinestesia entre campo, áreas industriais, de comércio e principalmente suas periferias, reais e simbólicas.

Entre os objetivos do instituto estão: Promover e incentivar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação; criar, gerir, manter, fomentar, apoiar, transferir, licenciar e estimular a criação e o aprimoramento de atividades relacionadas ao setor produtivo, principalmente, relacionados à inovação, incluindo todos os tipos, variações e desdobramentos de ativos de propriedade industrial e intelectual; e firmar convênios, acordos e ajustes congêneres com outras instituições, de naturezas públicas ou privadas nacionais ou estrangeiras.