Você está visualizando atualmente Prefeitura de Teresópolis comemora evento ‘Um dia no Parque’ com programação especial

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), preparou uma programação especial no último domingo, dia 23/07, para comemorar em escala nacional o evento “Um dia no Parque”. O encontro tem como proposta fazer com que visitantes de áreas protegidas tenham uma experiência melhorada em seu momento na área natural.

Na sede de Santa Rita e Pedra da Tartaruga foram promovidas ações e atividades dinâmicas para os visitantes. A programação teve as seguintes temáticas: “5º Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis; Aurita Educa: Atividade de educação ambiental para conscientizar a conservação do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita); Nascer do Sol na Pedra da Tartaruga; Projeto Julietti Serrana.

Na sede Santa Rita, a agenda teve seu início com a atividade de observação de aves, que cada vez mais vem tomando corpo e adesão por parte dos moradores de Teresópolis e interessados pelo tema. Além disso, o projeto de conservação do sagui-da-serra-escuro fez muito sucesso entre os visitantes, com jogos interativos e explicações sobre esta espécie de primata ameaçada de extinção e patrimônio da biodiversidade de Teresópolis (Lei Municipal nº 4.349/2023).

A participação do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Sesc + Sustentabilidade, também contribuiu para o sucesso do evento. A divulgação de informações do programa municipal de coleta seletiva ‘Recicla Terê,’ junto com os jogos ecológicos do Sesc, levaram a reflexões sobre impactos relacionados ao consumo e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Manacá-da-serra, Aroeira-vermelha, Goiabeira e Grumixama foram doadas aos visitantes,  que demonstraram empolgação por conhecer curiosidades ecológicas dos vegetais.

Uma das atividades que roubaram a cena foi o Julietti Serrana, projeto de acessibilidade que visa atender pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e neuro divergentes interessadas em  passear em ambientes naturais. A atividade foi conduzida na cadeira de rodas adaptada chamada “Julietti”, onde voluntários e funcionários do PNMMT e da Defesa Civil auxiliaram na condução de visitantes que atendiam o perfil para utilizar o equipamento. Foram quatro conduções nas trilhas que levam os usuários a uma nova visão da floresta. O roteiro feito pela Julietti foi a trilha do Jacu, com pequenas pausas para observação de pássaros, uma parada no poço frio e encerramento no lago.

Fotos: Divulgação.