Prefeitura apresenta Programa de Recuperação Econômica e Geração de Emprego

Apresentado na sexta-feira, 14, pelo Prefeito Vinicius Claussen, o Programa ‘Pra Cima Terê’, de Recuperação Econômica e Geração de Emprego, com várias estratégias para estimular o empreendedorismo e os investimentos públicos e privados, incentivar a geração de emprego e renda, alavancar o consumo interno e a produção local e promover o destino Teresópolis.

O programa foi lançado durante reunião on-line com a participação dos secretários municipais Fabiano Latini (Fazenda), Fernando Mendes (Agricultura), Cléo Jordão (Turismo), Vinicius Oberg (Ciência e Tecnologia), Lucas Guimarães (Trabalho, Emprego e Economia Solidária) e da subsecretária de Projetos, Mara Bastos, e tem a parceria do Teresópolis Convention & Visitors Bureau; da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL); do Sincomércio Teresópolis; da Firjan; do Sindicato Rural de Teresópolis e do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

“O município continua na fase de enfrentamento da pandemia pelo coronavírus, com a implantação das medidas sanitárias necessárias e o fortalecimento do sistema público de saúde para o melhor atendimento à população. Ao mesmo tempo em que a Gestão Municipal trabalha na reabertura responsável e gradual das atividades econômicas, foi iniciada a 3ª fase de recuperação econômica e geração de empregos para os teresopolitanos”, assinalou Lucas Guimarães, secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Com ações potencializadas para a geração de 4.200 empregos formais diretos e 10 mil indiretos e projetos para a captação de investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão, o ‘Pra Cima Terê’ está dividido em 4 eixos estratégicos:

• Eixo 1, ‘Emprega Terê’ – para geração de emprego e renda, com a implantação do Portal do Trabalhador/Emprega Terê, o lançamento do Espaço do Empreendedor Itinerante e a oferta de ensino superior público gratuito através da abertura do Pólo Cederj, em parceria com a Fundação Cecierj.
  • Eixo 2, ‘Compre em Terê’ – para estimular o consumo interno e a produção local, bem como as contratações da Prefeitura junto às empresas de Teresópolis, com a ampliação das rodadas de negócios virtuais, abrangendo o Mercado Popular, a Feirinha de Teresópolis, os agricultores familiares e as empresas do município. A revitalização da Feirarte, a reforma da Rodoviária e a recuperação dos espaços públicos fazem parte deste eixo.
  • Eixo 3, ‘Vem pra Terê’ – para promover o destino Teresópolis, atrair eventos e aquecer a atividade turística no município, com o evento ‘Prefeitura de Teresópolis recebe a Prefeitura de Gramado’ para troca de experiências, intercâmbio de ações e criação de produtos. Envolve a recuperação, reparos e atualização dos espaços públicos, revitalização e modernização da iluminação pública e do mobiliário urbano.
  • Eixo 4, ‘Invista em Terê’ – para estimular o empreendedorismo e os investimentos públicos e privados, em especial no desenvolvimento sustentável, espaços públicos e nas vocações econômicas de Teresópolis. Engloba o lançamento do Guia do Investidor, do novo Portal do Empreendedor, do novo Portal do Espaço do Empreendedor, a implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Teresópolis, revisado pelo Conselho Municipal da Cidade, ampliando as ações de reordenamento e desenvolvimento sustentável, e ações de desburocratização das rotinas administrativas, potencializando o investimento privado que hoje já somam mais de R$ 1,2 bilhão em projetos.