Prefeitos Vinicius Claussen e Renato Bravo trabalham para o desenvolvimento da Rota Turística Tere-Fri

Lançado há quase 20 anos e marcado por belíssimas paisagens e os mais variados atrativos para o ecoturismo, turismo rural e de aventura, com gastronomia e hotelaria de primeira, o Circuito Turístico Tere-Fri está recebendo um trabalho conjunto de fortalecimento. Encontro com este objetivo foi realizado nesta terça (29), entre os prefeitos Vinicius Claussen, de Teresópolis, e Renato Bravo, de Nova Friburgo, no Hotel Le Canton, em Vargem Grande, no 3º Distrito.

A proposta de fortalecimento do circuito envolve a criação da identidade do roteiro e a adoção do nome Rota Turística Tere-Fri. Abrange também a recuperação da Estrada RJ-130 (Teresópolis-Friburgo), o levantamento de todos os atrativos ao longo da rodovia, a modernização da sinalização turística e a busca de parcerias governamentais e privadas, entre outras iniciativas.

Tudo passa pela articulação com a Associação do Circuito Tere-Fri, as Associações Comerciais e os escritórios do Convention Bureau dos dois municípios, incluindo encontro com o trade turístico, para colher sugestões para a elaboração de um projeto final.

“A Rota Tere-Fri já foi exuberante e teve um papel muito importante para a região, mas agora está parada. Temos equipamentos empresariais nessa rota, cachoeiras, cervejarias, queijarias, mirantes, etc. É muito importante esse momento de aproximação com o Prefeito Renato Bravo, de Nova Friburgo. Estamos juntando forças e as secretarias de Turismo estão trabalhando juntas. Vamos preparar um plano para apresentar aos empresários da região para que a nova Tere-Fri ganhe visibilidade, gere experiências e traga muitos negócios para a região”, assinalou o Prefeito Vinicius Claussen.

“Mais uma vez, a parceria é essencial para o desenvolvimento da região. Nova Friburgo e Teresópolis são dois municípios maravilhosos e que sempre estiveram de costas um para o outro, e hoje estamos de frente, queremos potencializar. Nada melhor do que a Rota Tere-Fri, um produto muito bacana e forte, com várias atrações que queremos incrementar para que ela, de fato, gere oportunidades através do empreendedorismo, com melhor qualidade de vida para os dois municípios”, pontuou o Prefeito Renato Bravo.

Também participaram do encontro, de Teresópolis, a Secretária e o Subsecretário de Turismo, Cléo Jordão e Henrique Silva, a Subsecretária de Projetos/Secretaria de Planejamento, Mara Bastos, e a Chefe de Gabinete, Gisella Monerat. De Nova Friburgo, acompanharam a reunião o Secretário e o Subsecretário de Turismo, Pablo Sprei e Ozório Júnior, e a Chefe de Cerimonial, Janayna Saade.

O roteiro

A Rota Tere-Fri oferece variados atrativos ao longo dos 68 quilômetros da Estrada Teresópolis-Friburgo: museu, cervejaria, apiário, capril, chocolataria, antiquários, cachoeiras, mirantes, haras, plantações. Isso além de charmosos e aconchegantes restaurantes, hotéis e pousadas. São atrativos que convidam o turista a passeios e caminhadas, com atividades que promovem o ecoturismo, turismo rural e de aventura.

Fotos: Jorge Maravilha