Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen vistoria obras de infraestrutura com grupo de trabalho do Governo do Estado e comissão deacompanhamento local

Conclusão das obras de duplicação da Ponte do Imbuí está prevista para agosto

Contenções de encostas na Granja Florestal avançam rapidamente e devem ser concluídas até dezembro

Nesta quinta-feira (11), exatamente um mês da visita do Governador em exercício Cláudio Castro a Teresópolis, quando o município foi sede do Governo do Estado, o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado dos secretários municipais de Meio Ambiente, Flávio Castro, e de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, recebeu o grupo de trabalho designado pelo governador para vistoriar o andamento das obras de infraestrutura do Estado no município.

A primeira parada foi na entrada do Parque do Imbuí, onde o Prefeito, o Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, e o Diretor de Recuperação Ambiental do INEA, Daniel Moraes de Albuquerque, visitaram a obra de duplicação da Ponte do Imbuí. A ampliação da passagem de veículos é uma demanda antiga dos moradores da região. Nesta primeira etapa, está sendo realizada a limpeza e levantamento topográfico. Nos próximos dias, o órgão ambiental iniciará a sondagem (investigações geotécnicas) e a mobilização do canteiro de obras para a execução das intervenções. A previsão do INEA é concluir o serviço em agosto deste ano. No local, também está em andamento a operação Limpa Rio para desassoreamento do rio Imbuí, iniciada em janeiro.

“Quero agradecer e destacar o compromisso do Governador Cláudio Castro que esteve conosco aqui em janeiro e garantiu que no prazo de 30 dias as obras de duplicação da Ponte do imbuí começariam. O acesso é fundamental para moradores de 9 bairros. Além da duplicação da ponte, está prevista também a reurbanização do entorno com projeto paisagístico e ciclovia”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

No projeto do local, estão previstas as duas faixas de passagem de veículos e calçada acessível para os pedestres. Além disso, o Prefeito, junto com os presidentes das associações, apresentou ao Estado o pedido de reurbanização do entorno e a construção de uma ciclovia ligando a ponte até a Cascata do Imbuí, valorizando o bairro e dando mais acessibilidade para os moradores.

“Essa importante intervenção, além de contribuir para o acesso viário dos bairros da região, vai melhorar as condições de escoamento do Rio Imbuí. Essa obra ainda tem um impacto pelas enchentes e inundações que ocorreram em 2011 na região”, comentou Daniel Moraes de Albuquerque.

A segunda agenda do grupo foi no bairro da Granja Florestal, onde o Prefeito Vinicius Claussen e o Secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, vistoriaram a obra de contenção de encostas. São quatro pontos de contenção, um deles já com 30% da obra avançada em apenas um mês. Segundo Kazuhiro, com essas intervenções, previstas para serem concluídas ainda em 2021, o Estado vai finalizar a lista de pendências em contenções de encostas de médio e alto risco em Teresópolis.

“É a Prefeitura e o Governo do Estado trabalhando juntos para melhorar a vida das pessoas e, em especial nessa região, daqueles que já passaram por momentos muito tristes da nossa história”, afirmou o Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno