Você está visualizando atualmente Prefeito Vinicius Claussen sanciona lei que cria Plano de Hierarquização da Guarda Civil Municipal de Teresópolis

O Prefeito Vinicius Claussen sancionou, nesta terça-feira, 16, a Lei Municipal 4.340/23 que cria o Plano de Hierarquização da Guarda Civil Municipal de Teresópolis. De iniciativa da Gestão Municipal, a lei foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo Municipal e atende ao anseio dos agentes há vários anos, representando a valorização da categoria, em especial por tempo de serviço público prestado, e terá graduações por tempo de trabalho e cursos de especialização.

“Nossos guardas municipais fazem um excelente trabalho nos vários setores da Secretaria de Segurança Pública e merecem reconhecimento e valorização. Sancionar a lei que cria o Plano de Hierarquização atende a um antigo sonho dos agentes e vai estimulá-los a se especializarem nos cursos que serão oferecidos pelo município”, enfatiza o Prefeito Vinicius Claussen.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, a GCM completa, em 2023, 37 anos do primeiro concurso realizado e tem como funções principais fiscalizar o trânsito e garantir a segurança do patrimônio público da cidade, além da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e das atividades da equipe da Ronda Escolar. A atuação da 1ª Companhia de Operações com Cães é referência estadual e nacional. Os agentes também são responsáveis pelos serviços de sinalização das vias, entre outras atividades.

“Antigamente, o candidato aprovado entrava guarda e seguia nesta classificação como guarda, sem hierarquização por graduação de tempo. A partir de agora, os guardas vão receber graduação de tempo de 5 em 5 anos até a aposentadoria e também serão contabilizadas as participações em cursos de especialização para as diversas áreas dentro da GCM. O plano representa a valorização dos agentes e incentiva os profissionais da corporação a se especializarem”, destaca o secretário de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

Fotos: Bruno Nepomuceno